Saúde

Ressaca: por que ela piora com a idade? Endocrinologista explica os motivos

Saiba por que o organismo sofre mais com os efeitos da ressaca após os 30 anos e aprenda dicas para minimizá-la

Por Redação

12/07/2023 às 15:08:17 - Atualizado há
Foto: Shutterstock

Você já percebeu que a ressaca parece ser mais intensa à medida que envelhecemos? Será que isso é apenas uma impressão ou há algum fundamento científico por trás dessa sensação? A endocrinologista Paula Pires traz algumas explicações e revela dicas valiosas para minimizar os efeitos desagradáveis do dia seguinte. Prepare-se para descobrir por que a ressaca piora com a idade!

Segundo a Dra. Paula Pires, à medida que ultrapassamos a marca dos 30 ou 40 anos, ocorre um envelhecimento natural de todas as células do nosso corpo, inclusive dos órgãos responsáveis pela metabolização do álcool, como o fígado e os rins. Isso significa que o álcool permanece circulando por mais tempo em nosso organismo, prolongando os efeitos tóxicos que a ressaca traz consigo. O mal-estar, enjoo, cansaço, sensação de fadiga e a temida dor de cabeça são apenas algumas das sensações desagradáveis que podemos enfrentar.

Mas será que existe uma quantidade ideal de álcool para evitar a ressaca? A Dra. Paula explica que o fígado é capaz de metabolizar aproximadamente uma dose de álcool por hora. Portanto, se você consumiu 5 drinques, por exemplo, levará cerca de 5 horas para que seu organismo processe completamente todo esse álcool. É importante ter consciência do tempo necessário para metabolizar as bebidas e considerar esses efeitos antes de exagerar na dose.

Felizmente, existem algumas medidas que você pode tomar para proteger seu organismo e evitar uma ressaca desagradável. A Dra. Paula recomenda hidratar-se adequadamente antes, durante e depois do consumo de álcool. Além disso, é aconselhável ingerir bebidas alcoólicas com o estômago cheio, o que ajuda a minimizar a absorção do álcool pelo intestino. No dia seguinte, aposte em uma alimentação saudável, rica em carboidratos de qualidade e alimentos que contenham vitamina C. O descanso também é fundamental nesse processo de recuperação.

Algumas medidas, como beber bastante água em caso de ressaca, são consideradas essenciais. No entanto, a Dra. Paula destaca que os remédios antirressaca, que muitas pessoas recorrem em busca de alívio, podem ser úteis. Essas pílulas costumam conter probióticos, antioxidantes, vitaminas e minerais que auxiliam na metabolização do álcool e amenizam os sintomas da ressaca.

Por fim, a apresentadora Ana Maria Braga enfatiza uma medida de proteção compartilhada pela Dra. Paula: intercalar um copo de água entre cada drinque ou cerveja consumida. Essa prática auxilia na ingestão de álcool de forma mais equilibrada, evitando a desidratação e minimizando os efeitos indesejados.

Agora que você está munido com essas informações valiosas, pode aproveitar com mais consciência as ocasiões em que decidir consumir bebidas alcoólicas. Lembre-se de que o envelhecimento do organismo traz mudanças que afetam a metabolização do álcool, mas com as estratégias corretas, é possível reduzir os impactos da ressaca e aproveitar a vida de forma equilibrada e saudável.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias