Cidades

Projeto "Quem planta, colhe" ensina adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa a cultivarem plantas medicinais no Ceip de Palmas

Iniciativa promove aprendizado, ocupação construtiva e perspectivas de renda para jovens em cumprimento de medida socioeducativa

Por Redação

25/07/2023 às 15:30:00 - Atualizado há
Foto: Seciju

No Centro de Internação Provisória (Ceip Central) de Palmas, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa encontraram uma oportunidade única de aprendizado e ocupação construtiva através do Projeto "Quem planta, colhe". Ofertado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) em parceria com a Escola Estadual Mundo Sócio do Saber, sediada no próprio Ceip Central, o projeto tem se destacado ao ensinar aos jovens técnicas de cultivo, manuseio e manutenção de plantas medicinais, além de promover educação nutricional e consciência ambiental.

A iniciativa não apenas proporciona conhecimentos práticos aos adolescentes, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades e perspectivas de renda através da economia solidária. Com o cultivo de plantas e ervas medicinais, os socioeducandos encontram uma forma de ocupar o tempo de forma produtiva e construtiva, contribuindo para sua autoestima e senso de utilidade.

Foto: Seciju

A professora Regiane Brito, uma das idealizadoras do Projeto "Quem planta, colhe", ressalta a importância de oferecer atividades enriquecedoras aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Segundo ela, o cultivo de plantas medicinais proporciona não apenas conhecimentos técnicos, mas também a sensação de estarem contribuindo para o próprio futuro. "Ao promover essa atividade, os jovens se sentem úteis, aprendem a plantar e, futuramente, poderão gerar renda com o que aprenderam. Ouvir que eles pretendem dar continuidade a esses conhecimentos após o período de cumprimento de medida nos enche de esperança e alegria", destaca a professora.

Os adolescentes participantes do projeto demonstram entusiasmo e orgulho ao compartilhar as habilidades adquiridas. Um deles enfatiza o aprendizado sobre técnicas de plantio, formação de canteiros e adubagem. Com essa capacitação, eles vislumbram a possibilidade de cultivar suas próprias hortas e até mesmo obter renda através da comercialização dos produtos cultivados.

O Projeto "Quem planta, colhe" tem se mostrado uma importante ferramenta de inclusão social e promoção de aprendizado para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Ao oferecer uma atividade significativa, que vai além do aspecto educativo, a iniciativa proporciona uma jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal aos jovens, despertando neles o potencial para um futuro melhor e mais promissor. Com a união de esforços entre a Seciju, a Escola Mundo Sócio do Saber e os jovens participantes, o projeto planta sementes de esperança e oportunidades, colhendo resultados positivos para todos os envolvidos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia