Sa√ļde

Pesquisadores desenvolvem testes rápidos para diagnóstico do Coronavírus

Exames tem a mesma confiabilidade do RT-PC, com custo menor

Por Agência Brasil

24/06/2021 às 09:59:16 - Atualizado h√°

Pesquisadores da Universidade Federal de S√£o Carlos (UFSCar), com apoio da Funda√ß√£o de Amparo à Pesquisa do Estado de S√£o Paulo (Fapesp), desenvolveram dois novos métodos para identificar casos do Coronav√≠rus, com potencial para acelerar a testagem em massa no pa√≠s.

Os dois testes utilizam a saliva para detectar o vírus e têm alta sensibilidade, a exemplo do teste padrão ouro RT-PCR; e ainda com a vantagem de custar ao menos um terço do preço do RT-PCR, que atualmente custa entre R$ 300 e R$ 450.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Ronaldo Censi Faria, o primeiro teste desenvolvido por eles utiliza um dispositivo com o mesmo princ√≠pio de funcionamento do medidor de glicose. O resultado sai rapidamente e é confi√°vel e pode ser encaminhado pelo celular. "Vai dar o resultado a√≠ em torno de 30 a 60 minutos. No entanto, vai dar um resultado que tem a mesma confiabilidade do RT-PCR, ent√£o ele difere dos testes r√°pidos. E a um custo muito baixo", disse o pesquisador

Além disso, Ronaldo Censi também falou que por meio desse método, h√° possibilidade de se detectar outras doen√ßas ou condi√ß√Ķes como Alzheimer, Leichmaniose, c√Ęncer e hansen√≠ase.

Em outro teste desenvolvido por ele, os pesquisadores utilizam uma plataforma j√° amplamente conhecida pelos laboratórios, chamada Elisa, que faz a leitura de enzimas, e que permite a an√°lise de 96 amostras de saliva a cada meia hora. "Depois de meia hora, voc√™ pode avaliar um novo conjunto de amostras. (...) A cada meia hora vc est√° avaliando 96 amostras. Ent√£o, em um dia voc√™ vai poder fazer milhares de testes", conta Censi.

Ainda de acordo com os pesquisadores, por utilizar uma tecnologia j√° conhecida por laboratórios, esse tipo de teste poderia ser rapidamente adotado por empresas interessadas e resolver dois gargalos da testagem em massa no pa√≠s: o custo dos testes e o tempo de diagnóstico.

Comunicar erro
GG Notícias

© 2021 GG Notícias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Notícias