Cidades

Crianças de Mateiros se Encantam com Exposição de Animais Taxidermizados no Dia do Cerrado

Parceria entre o Governo do Tocantins, Naturatins e UFT leva educação ambiental e conhecimento sobre a fauna do Cerrado para crianças.

Por Redação

13/09/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Naturatins

No coração do Cerrado tocantinense, a educação ambiental ganha vida de forma surpreendente. Na última segunda-feira, dia 11, o Governo do Tocantins, em colaboração com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), desvendou um mundo de encanto e conhecimento para cerca de 265 crianças das unidades educacionais de Mateiros.

A ação? Uma Exposição de Animais Taxidermizados e esqueletos da fauna, apresentando a riqueza da fauna do Cerrado. A jornada educativa aconteceu no Centro de Capacitação e Educação Ambiental (CCEA) e fez parte das celebrações do Dia do Cerrado, data que serve como um lembrete do quanto é essencial cuidar desse bioma único.

As crianças, provenientes das escolas locais, incluindo a Escola Municipal Ernestina Vieira Soares, Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas, Escola Estadual Silvério de Matos e Centro de Educação Infantil Começo de Vida, foram convidadas a explorar a diversidade de aves e animais silvestres na exposição.

Rejane Ferreira, bióloga e supervisora da Área de Preservação Ambiental (APA) do Jalapão, ressaltou a importância de abordar a educação ambiental de maneira lúdica. Ela enfatiza que "quanto mais ensinamos nossas crianças, maior é a chance de atitudes positivas que resultem na preservação". E é exatamente isso que essa exposição buscava alcançar.

Foto: Naturatins

Os animais em exposição foram cedidos pelo Centro de Fauna do Tocantins, que se dedica à triagem e reabilitação de animais silvestres em situações adversas, como tráfico, atropelamentos, queimadas e apreensões. Infelizmente, muitos desses animais não sobrevivem, mas após o óbito, são doados ao Museu de Morfologia da UFT para fins de ensino, pesquisa e extensão. Para as exposições, os animais são taxidermizados ou têm seus esqueletos montados, tornando-se ferramentas valiosas para a educação.

Além da exposição, as crianças participaram de um minicurso chamado 'Pegadas da Selva', ministrado pela equipe do Museu da UFT, liderada pela Professora Drª Tainá de Abreu. Esse curso visa promover a educação ambiental por meio da criação de material didático, fortalecendo o conhecimento sobre o Cerrado tocantinense e sua sustentabilidade.

Entre todas as criaturas incríveis, a onça-pintada roubou o coração de Bleno Lucas Sousa Amorim, aluno do Centro de Educação Infantil Começo de Vida. Ele descreveu com entusiasmo suas características, encantado com a experiência educacional única. "Ela tem patas largas, seus dentes também são enormes, parece até de verdade. Foi o bicho que eu mais gostei", compartilhou Bleno.

Essa exposição, que uniu conhecimento, paixão pela natureza e celebração do Dia do Cerrado, é uma prova de que a educação ambiental pode ser uma jornada mágica para crianças e adultos. É uma oportunidade de compreender a importância de preservar o Cerrado, um tesouro natural do Brasil.

Portanto, o Dia do Cerrado não é apenas uma data, é um lembrete constante de que a proteção desse ecossistema é um compromisso de todos nós. E, quem sabe, o entusiasmo e a sabedoria adquiridos por essas crianças possam inspirar um futuro onde o Cerrado continue a prosperar e encantar as gerações vindouras. Afinal, conhecer e preservar são as melhores maneiras de honrar essa joia do nosso país.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia