Tocantins Qualificação

Corpo de Bombeiros abre inscrição para nova turma do Curso de Agente Municipal de Prevenção aos Afogamentos

Formação é a estratégia da corporação para diminuir alto índice de mortes nos rios e balneários em todo o estado

Por GG Notícias

26/08/2021 às 19:28:24 - Atualizado há

s Prefeituras já podem inscrever seus servidores públicos na nova turma do Curso de Agente Municipal de Prevenção aos Afogamentos, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar, com apoio da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA). As vagas são limitadas e destinadas a servidores ligados às Defesas Civis Municipais e Agências Municipais de Turismo.

Onze Prefeituras inscreveram servidores para o primeiro curso, encerrado semana passada, e que tem a frente o major Antônio Luiz Soares da Silva, subcomandante do 1º Batalhão, e diretor da SOBRASA no Tocantins, como instrutor. "Todo o conteúdo foi pensado estrategicamente para formar o Agente Municipal, levando em conta as características das águas locais, os costumes do tocantinense e até mesmo alguns comportamentos dos turistas nas praias de rios, nas mais de 80 catalogadas oficialmente", pontuou o major Soares.

O curso ofertado pelo Corpo de Bombeiros Militar é inédito no Brasil, e o Agente Municipal é visto como ferramenta importante para reverter a mortalidade nos rios, lagos, represas, córregos e balneários. "O Agente é a pessoa que mora ali nas proximidades da praia, é quem conhece os pontos de lazer do município e por isso ele tem importância fundamental na estratégia que montamos para ajudar a mudar os dados sobre afogamentos no Tocantins", explicou Soares.

"Mas, é necessário o engajamento das prefeituras onde esses locais de lazer estão inseridos, para que possamos mudar o cenário de afogamentos no Tocantins. Não podemos deixar que esses locais funcionem sem medidas protetivas e sem uma supervisão do município, pois os bombeiros militares não têm condições e nem efetivo de estarem em todas as praias", completou o major.

Cortado de uma ponta a outra pela maior bacia hidrográfica do Brasil, a Araguaia - Tocantins, o estado acumula índices de fatalidades bem maiores que de regiões banhadas pelo litoral. Desde janeiro até a esta terça-feira, 24, um total de 48 mortes foi registrado pelo CBMTO.

Com base nisso, os Agentes Municipais são instruídos com os conteúdos por meio da Plataforma virtual Camilo, e ainda recebem tutoria do major Soares. "Em minha tutoria, eu tiro as dúvidas e os instruo sobre as análises de riscos, propostas de intervenção e como alimentar o sistema com os dados", explica.

E é exatamente as análises de riscos para os banhistas nas praias e balneários, bem como a sinalização com placas e avisos nos auto falantes das praias, lanchonetes, e outros meios, um dos maiores ganhos que a formação do Agente Municipal pretende garantir. Se por um lado a Prefeitura coloca o servidor para se formar, por outro, os frequentadores locais também devem contribuir.

"Os banhistas devem avaliar os riscos antes de entrar na água, reconhecer suas limitações diante de um ambiente aquático mais hostil, tomar banho sempre em locais que tem profundidade segura, não testar seus limites em travessias, mergulhos e saltos de elevações, não sair para nadar após consumir bebida alcoólica ou alimento de difícil digestão, utilizar colete salva-vidas sempre que for trafegar em embarcações, entre outros", relacionou Soares.

"E a sinalização das praias e balneários deve ser clara quanto a isso. O banhista precisa ser orientado a todo momento, sobre como tomar um banho mais seguro", completou o major Antônio Luiz Soares.

As inscrições ficam abertas até o dia 31 de agosto, e cada cidade pode inscrever até três servidores. Junto da solicitação à Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil ([email protected].br), o executivo municipal deve encaminhar também os nomes completos, CPFs, número de telefone celular e e-mails dos alunos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia