Agronegócio Tecnologia

Tecnologia usa plantas para reutilização de água em tanques de peixes

Mat√©ria org√Ęnica da √°gua serve como nutriente para as plantas

Por Agência Brasil

09/10/2021 às 15:25:02 - Atualizado h√°
Tanque de Peixe

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu√°ria Instrumenta√ß√£o (Embrapa Instrumenta√ß√£o), em S√£o Carlos (SP), desenvolveram tecnologia de tratamento de √°gua sem utiliza√ß√£o de produtos qu√≠micos, usando apenas o cultivo de plantas para reduzir a matéria org√Ęnica da √°gua.

Uma miniesta√ß√£o, chamada de Jardim Aqu√≠cola, trata efluentes de viveiros de peixes que contém excrementos, restos de ra√ß√£o n√£o consumida, algas e micro-organismos, e reaproveita os nutrientes na √°gua para a produ√ß√£o de plantas ornamentais, como os copos-de-leite, t√≠picas de ambientes mais √ļmidos.

O cultivo das plantas funciona como um filtro, j√° que elas se alimentam dos compostos org√Ęnicos e, assim, acabam deixando a √°gua mais limpa.

De acordo com a Embrapa, a tecnologia se destaca dos métodos convencionais pelos baixos custos relativos de constru√ß√£o e opera√ß√£o, f√°cil manuten√ß√£o, baixo consumo de energia, além de dispensar a necessidade de produtos qu√≠micos e reduzir a matéria org√Ęnica dissolvida e em suspens√£o.

A √°gua tratada pode retornar para o tanque de produ√ß√£o aqu√≠cola - organismos aqu√°ticos. Com o método, seria poss√≠vel n√£o apenas reduzir a pegada h√≠drica da piscicultura, que é o volume total de √°gua utilizado no ciclo de produ√ß√£o, como levar maior sustentabilidade ambiental e econômica à produ√ß√£o de flores como o copo-de-leite.

"A combina√ß√£o de processos f√≠sicos e biológicos que comp√Ķem o sistema de tratamento possibilita uma melhoria acentuada na qualidade da √°gua a ser tratada, sem a utiliza√ß√£o de produtos qu√≠micos. Possibilita ainda o reuso da √°gua tratada nos próprios tanques de produ√ß√£o, auxiliando o uso racional do recurso natural", disse o pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva, que lidera o projeto.

O pesquisador explicou que "a utiliza√ß√£o de plantas para o tratamento dos efluentes é essencial para o funcionamento do jardim, pois as ra√≠zes das macrófitas proporcionam uma superf√≠cie para que os filmes microbianos possam se estabelecer".

Segundo a Embrapa, se o manejo em tanques de produ√ß√£o de peixes n√£o for adequado, a √°gua descartada, sem tratamento, pode ser um problema j√° que é rica em matéria org√Ęnica. A √°gua nessa condi√ß√£o, ao ser lan√ßada em um rio, pode reduzir a disponibilidade de oxig√™nio no local e levar à redu√ß√£o das taxas de crescimento de peixes nativos daquele corpo d"√°gua ou até à mortalidade deles.

"A proposta do Jardim Aqu√≠cola vai ao encontro das recomenda√ß√Ķes preconizadas pela Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para a Alimenta√ß√£o e a Agricultura (FAO), de que a ado√ß√£o de boas pr√°ticas na cria√ß√£o de peixes evita impactos ambientais. O reuso da √°gua é uma delas", divulgou a Embrapa. O estudo teve a participa√ß√£o de estudantes da Universidade Federal de S√£o Carlos (UFSCar).

Além da redu√ß√£o de matéria org√Ęnica, o Jardim Aqu√≠cola foi projetado de modo a receber um sistema simples de oxigena√ß√£o da √°gua tratada, em forma de pequenas quedas d¬ī√°gua em série. Essa oxigena√ß√£o faz com que a √°gua possa abrigar peixes novamente. Silva ressalta que o oxig√™nio dissolvido na √°gua é uma vari√°vel importante na cria√ß√£o de peixes.

"O problema da deficiência de oxigênio dissolvido em tanques de criação de peixes de água-doce se apresenta como uma grande ameaça e um dos fatores limitantes da aquicultura intensiva, porque o esgotamento do oxigênio dissolvido compromete o crescimento e a produção dos peixes", disse o pesquisador.

Segundo a Embrapa, os resultados laboratoriais obtidos após an√°lises dos principais par√Ęmetros indicativos da qualidade da √°gua - como turbidez, temperatura, oxig√™nio dissolvido, pH, amônio e demanda bioqu√≠mica de oxig√™nio - apontam essa tecnologia como "uma ferramenta promissora" no tratamento de efluentes da piscicultura.

Diante desses resultados, a tecnologia entrou na fase de prospecção de parceiros para a aceleração e finalização de seu desenvolvimento, com a finalidade de produção e exploração comercial.

Comunicar erro
GG Notícias

© 2021 GG Notícias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Notícias