Agronegócio

Colheita de milho safrinha avança e produtividades indicam expectativa de safra promissora

Levantamento da AgRural aponta que a colheita de milho safrinha já atingiu 55% da estimativa de área no Brasil, com expectativa de grande safra devido às excelentes produtividades reportadas nos estados

Por Redação

01/08/2023 às 07:30:00 - Atualizado há
Foto: Ruy Baron

As atividades de colheita da safra de milho safrinha estão avançando no Brasil, atingindo a marca de 55% da estimativa de área de cultivo, de acordo com o levantamento realizado pela AgRural até a última quinta-feira (27/7). Esse número representa um aumento em relação aos 47% registrados na semana anterior, porém, ainda mostra um ritmo mais lento quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando a colheita estava em 73%.

Enquanto os estados de Mato Grosso e Goiás são favorecidos pelo clima quente e seco, resultando em um ritmo mais acelerado das atividades, o Paraná e Mato Grosso do Sul enfrentam um cenário mais desafiador. A lentidão na colheita nestas regiões é atribuída à demora na redução da umidade dos grãos.

Apesar desse desafio, os relatórios de produtividade colhidos até o momento são extremamente promissores em todos os estados produtores. A AgRural destaca que a perspectiva de uma grande safra de milho safrinha ganha cada vez mais força diante desses resultados positivos.

A consultoria estima que a produção de milho na safrinha de 2023 alcance a marca de 102,9 milhões de toneladas. Somando as produções das três safras (primeira, segunda e terceira), a temporada 2022/23 totalizará cerca de 132,3 milhões de toneladas.

Com base nas expectativas favoráveis, agricultores e especialistas do setor agrícola estão otimistas com o cenário da produção de milho safrinha no país. A produtividade reportada até agora reforça a importância do agronegócio brasileiro para o abastecimento interno e para a exportação, fortalecendo o setor econômico do país. O acompanhamento atento das condições climáticas e dos avanços da colheita continuará sendo essencial para verificar a concretização dessas expectativas e o impacto no mercado agrícola nacional e internacional.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias