Agronegócio

El Niño e o Produtor de Soja no Centro-Oeste: Desafios e Recomendações para a Próxima Safra

Fenômeno climático exige atenção do produtor de soja no Centro-Oeste, que deve investir em sementes de qualidade e considerar a contratação de seguro rural para enfrentar os desafios da próxima safra.

Por Redação

31/07/2023 às 19:00:00 - Atualizado há
Foto: Embrapa

O Centro-Oeste do Brasil se prepara para enfrentar os impactos do El Niño nos próximos meses, e os produtores de soja da região terão que conviver com as consequências desse fenômeno climático. Enquanto alguns agricultores já se preparam para as chuvas intensas previstas para agosto e setembro, outros ainda estão decidindo sobre suas semeaduras.

Diante dos desafios da próxima safra (2023/24), que incluem a amplitude térmica e as consequências do El Niño, especialistas recomendam que os produtores invistam em sementes de alto potencial de germinação e busquem auxílio técnico para monitorar o clima e o plantio. Além disso, o uso de palhada para proteger o solo é indicado para garantir o desenvolvimento adequado das plantas.

Juliano Ribeiro, engenheiro agrônomo e gerente na Produce, alerta que o final do ano e início de 2024 poderão enfrentar secas, e a planta de soja necessitará de aproximadamente cinco milímetros de chuva a cada quatro dias para se desenvolver adequadamente. A fase de reprodução da soja, entre novembro e dezembro, é um período crítico que requer atenção total, já que variações climáticas causadas pelo El Niño podem levar à má formação dos grãos e redução na qualidade da colheita.

Uma das recomendações é que os produtores antecipem o plantio, semeando o mais cedo possível após o vazio sanitário, para minimizar os riscos com sementes. O aprimoramento do manejo, o aumento da área de plantio e os investimentos em máquinas também ajudam a reduzir o impacto do El Niño.

Foto: Embrapa

Com a incerteza do cenário climático, é esperado um aumento na busca pelo seguro rural a partir de agosto, quando os produtores terão uma visão mais concreta do que enfrentarão. A Produce, empresa do ramo de sementes e adubos, passou a oferecer o seguro rural por causa do El Niño desde 2022.

O corretor de seguros agrícolas Danilo Criveli também concorda com a avaliação, ressaltando que, apesar do mercado mais retraído no primeiro semestre, espera-se uma maior procura pelo seguro a partir de agosto.

O produtor precisa investir em sementes de alta qualidade e antecipar a compra dos insumos para cuidar do plantio em meio às chuvas previstas. Além disso, é fundamental contar com uma empresa parceira que ofereça acompanhamento técnico para monitorar o desenvolvimento da plantação, fornecer dados de controle, entre outras informações importantes.

Outro ponto destacado é a importância de preparar o solo e fazer a cobertura com palha ou outro tipo de cobertura para garantir a absorção de nutrientes e proteção do terreno. Melhorar a gestão da área de plantio e considerar alternativas de safrinha também são medidas que podem ajudar o produtor a enfrentar os desafios da próxima safra.

Apesar dos desafios impostos pelo El Niño, existe uma oportunidade para os produtores que já armazenaram a soja, pois o fenômeno pode impactar no aumento dos preços das commodities devido à possibilidade de oferta com qualidade menor. A previsão global de colheita de soja para a safra 2023/24 é 8% maior do que no ciclo anterior, o que também beneficia o Brasil, que deve manter o mesmo ritmo na produção.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias