Tocantins Municípios

Ponte Alta do Tocantins: Cidade é marcada por ser o portal de entrada do Jalapão

Por Assessoria de Imprensa

14/11/2021 às 12:33:06 - Atualizado há

Portal sul de entrada do Jalapão, Ponte Alta do Tocantins fica a 152 km de Palmas. O nome da cidade remete a uma árvore caída à margem do rio, usada como ponte para pedestres.

É aqui que está localizado um dos atrativos mais interessantes do Jalapão, o Cânion Sussuapara, com suas águas límpidas e cristalinas que descem por fendas entre os paredões de cerca de 12 m de altura. A 16 km do centro da cidade, uma boa pedida é apreciar o por do sol na Pedra Furada, um gigantesco conjunto de blocos areníticos esculpidos pelos ventos há milhões de anos.

Ponte Alta nasceu por causa do rio que lhe dá o nome; foi por causa dessas águas que a cidade nasceu à sua margem esquerda. O nome do rio surgiu da necessidade de travessia dos viajantes nordestinos que "ambulavam" para Natividade, Almas e outras cidades de Goiás (maio/junho chegavam com mercadoria e no começo do inverno voltavam com boiadas para o nordeste); mas que encontravam dificuldade, pois não existiam barcos, pontes ou moradores nas margens do mesmo, apenas uma grande árvore caída que o atravessava de um lado ao outro e que possibilitava o trânsito das pessoas. Como era uma "pinguela" muito alta, ficou conhecida como ponto de referência, "ponte alta", derivando daí o nome do rio e posteriormente do município.

O local demonstrava boas matas de cultura, campos e clima ameno o que atraiu pessoas para essa região. Foi o caso do primeiro morador, o Sr Pedro Lucas, um canoeiro, pescador conhecido por Pedro Taca que vivia no local com a família. A ocupação aconteceu, principalmente, pela migração do sul do Piauí, do Maranhão e Bahia no final do século XIX.

Em 17 de maio de 1913, através Lei Municipal nº 67, art. 8º, foi transferida a sede do Distrito de Jalapão para a nova localidade, tendo sido instalada com o nome de Bom Jesus de Ponte Alta do Jalapão. A instalação aconteceu em 23 de agosto de 1913. Esse ato oficial aconteceu na casa do Capitão Silvestre Ferreira de Medeiros.

O projeto de emancipação da Vila foi apresentado pelo representante do Distrito na Câmara Municipal de Porto Nacional, o Vereador José Ribamar da Silva Costa, sendo aprovado em 14 de novembro de 1958 – Lei 2126 de 14/11/1958 – dando origem ao Município de Ponte Alta do Norte, instalado em 1º/01/1959.

Feliz Aniversário Ponte Alta do Tocantins!

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias