Política

Morre Bruno Covas, prefeito de São Paulo

No Tocantins, Gaguim lamenta a perda de um amigo. PSDB chora a morte de uma liderança

Por Redação

16/05/2021 às 10:23:02 - Atualizado há

O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) Bruno Covas faleceu ás 8h20 deste domingo, 16 de maio. A informação é da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo. O tucano lutava desde 2019, contra um câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado. Ele deixa o filho Tomás, de 15 anos.

Bruno, que era neto de Mário Covas, estava internado no Hospital Sírio-Libanês, no centro da capital paulista, desde 2 de maio, quando se licenciou da prefeitura. Na sexta-feira,14, ele teve uma piora no quadro de saúde e a equipe médica informou que seu quadro havia se tornado irreversível. Nas últimas horas de vida, o prefeito recebeu sedativos e analgésicos para não sentir dores. Familiares e amigos permaneceram no hospital desde que os médicos informaram que seu quadro de saúde era irreversível.

Ainda na noite de sexta, um padre chegou a fazer a unção dos enfermos, um sacramento católico. Durante a noite de sábado (15), representantes de diversas religiões participaram do ato ecumênico na porta do hospital, que durou 30 minutos e terminou com a oração Pai Nosso.

Covas teve o câncer diagnosticado em outubro de 2019, após ser internado com uma infeção na pele chamada erisipela. O tumor regrediu, mas, neste ano, novos nódulos foram encontrados no fígado, na coluna e na bacia. Covas é o primeiro prefeito da cidade de São Paulo a morrer durante o mandato. Ricardo Nunes (MDB), o vice que hoje é prefeito em exercício, irá assumir definitivamente o cargo. Ainda não existem informações divulgadas sobre o enterro.

Repercussão no Tocantins



No Tocantins a morte de Bruno Covas foi lamentada pelo deputado federal e atual vice-lider da Maioria do Congresso Nacional, Carlos Gaguim. Em suas redes sociais, Gaguim, que foi colega de Bruno na Câmara Federal, destacou a integridade e o amor de Bruno Covas por São Paulo. " Meus pêsames a sua família e São Paulo que perde mais que um prefeito. São Paulo perde um homem apaixonado pela sua cidade e pelo seu povo", disse o deputado tocantinense.

Gaguim destacou ainda que a foto, que ele usou para homenagear Bruno Covas foi tirada em São Paulo, em 2017, durante a Fórmula 1, quando ele foi a convite de Covas. Bruno e Gaguim tinham uma relação de amizade. O prefeito paulistano chegou a vir ao Tocantins a convite de Gaguim para um evento em sua chácara.

A publicação de Gaguim pode ser conferida, na íntegra.




O PSDB se manifestou

O PSDB partido de Bruno Covas também se manifestou. Em uma bonita homenagem destacou a importância de Bruno e de sua história.

"O PSDB perdeu uma de suas mais promissoras e brilhantes lideranças: o prefeito Bruno Covas. Depois de lutar bravamente, ele nos deixou neste dia 16. Jovem, mas com a bela história de alguém que muito construiu e muito ensinou. Deixa conosco o exemplo do trabalho pelo bem comum, do esforço para transformar e melhorar, da defesa inequívoca da democracia, da liberdade e do respeito. Deixa também a certeza de que "é possível fazer política sem ódio, fazer política falando a verdade".

Bruno pode ser definido pela coragem, pela alegria, pela juventude, pela dedicação e, claro, pelo sobrenome. Era neto de Mário Covas e, assim como o avô, jamais se omitiu, deixou-se abater ou desistiu diante das dificuldades. Também como o avô, nos fará uma enorme falta.

Bruno Covas nasceu na política e dela nunca se distanciou. Foi presidente da nossa Juventude, deputado estadual ainda com 26 anos e Secretário de Meio Ambiente. Deputado federal eleito em 2014, reforçou a nossa bancada na Câmara num momento extremamente importante e decisivo para o Brasil.

Ser prefeito de São Paulo, dizia ele, foi o maior desafio de sua vida. Mas foi também onde mais se viu seu firme propósito de garantir uma vida melhor para todos os cidadãos. Bruno Covas pôs o coração a serviço dos paulistanos. Novas escolas, novas creches, hospitais, moradia. A São Paulo de Bruno Covas é sustentável, inclusiva, conectada e solidária.

Ele nos deixa cedo, mas nos deixa muito. É e sempre será sinônimo de realização.

Nós, seus amigos tucanos, abraçamos o filho Tomás, seu inseparável companheiro de todos os momentos; os pais Renata e Pedro, e toda a família Covas. Neste dia triste, há, em cada canto deste país, muitos de nós lembrando e agradecendo a imensa alegria chamada Bruno Covas."

Bruno Araújo - Presidente nacional do PSDB




Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia