Opinião Arte

7º Na Ponta do Nariz começa nesta sexta-feira (10/12) com atrações nacionais e internacionais

Várias linguagens das artes cênicas, palhaçaria e comicidade fazem parte do maior Festival Internacional de Palhaçaria e Comicidade do Centro-Oeste. Espetáculos, cursos, mostra competitiva Renegados, o tradicional Cabaré, Cine Clown, 4º Fórum de Sustentabilidade em Arte estão na intensa agenda - oferecida totalmente on line -, uma realização do Grupo de Teatro Bastet e Ator Nômade

Por Assessoria de Imprensa

07/12/2021 às 19:00:00 - Atualizado há

Respeitável público... Pode preparar os sorrisos que foi dada a largada para o 7º Na Ponta do Nariz – Festival Internacional de Palhaçaria e Comicidade. Considerado o maior do gênero do Centro-Oeste e um dos maiores do Brasil, o evento acontece de sexta (10/12) até sábado (18/12), todo em formato digital, uma realização do Grupo de Teatro Bastet e Ator Nômade, com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. A programação gratuita será veiculada pelo canal do www.youtube.com/atornomade e algumas plataformas específicas.

Públicos variados e de todas idades poderão se esbaldar com a programação. São 15 espetáculos com temáticas variadas, e o destaque para o nome de Angela de Castro (Brasil – Inglaterra), com a palestra de abertura, As múltiplas personas (identidades?) de um mesmo palhaço, sexta (10/12), às 10 horas. A renomada profissional também ministra o curso A Inteligência do/a Palhaço/a: o Monólogo Interior, no sábado (11/12) e no domingo (12/12), ambos os dias às 10 horas da manhã.

O manipulador de bonecos, dançarino, coreógrafo e diretor de teatro, artista reconhecido internacionalmente, Duda Paiva, chama atenção ao trazer para o 7º na Ponta do Nariz sua técnica única A partitura do objeto, em uma masterclass, sábado (18/12), às 14h, on line, ao vivo, pelo Zoom, e com transmissão pelo Youtube @atornomade.

O show The Best of Johnny Melville (Escócia) é o espetáculo final, sábado (18/12), às 20h. O "European Blues" zomba dos prós e contras da comunidade do Mercado Europeu, com piadas e esboços sobre os problemas da integração europeia. Melville também é um dos destaques com um intensivo de teatro especializado em mímica, improvisação, espontaneidade, compreensão da energia do palhaço, a partir de técnicas variadas que compõem as experiências do artista. O curso que acontece entre os dias 13/12 (segunda) e 17/12 (sexta), das 13h às 15h.

Na sequência de sábado (18/12), uma live show da pequena notável goiana, Deborah di Sá, às 21 horas, interpretando canções autorais, algumas inéditas, acompanhada por Ingrid Lobo (guitarra, violão e baixo) e Emanuel Mastrella (baixo, percussão, bateria e programação) encerra o 7º Na Ponta do Nariz.

Durante os nove dias de programação, serão oferecidas aos artistas e ao público diversas atividades. Além dos 15 espetáculos selecionados (abaixo) e dos dois mestres convidados, show de variedades Renegados, o 7º Cabaré Na Ponta do Nariz, cursos, workshops, 4º Fórum de Sustentabilidade em Arte, Cine Clow, Mercado de Bobagens, Artdoor estão nesta intensa agenda de comicidade e palhaçaria.

Para sorrir e refletir

Mostrando a relevância da comicidade e da palhaçaria também como crítica social, os espetáculos apresentam temáticas variadas. Biruta, Nua e Crua, do Circo Nenúrio (Iracemápolis, SP), que marca a resistência da mostra de palhaçaria de rua, o Burning Clown; Gran Circo Opará, do Circo do Asfalto (Santo André, SP); La Trattoria, Los Circo Los (São Paulo, SP); Primeiro Solo da Palhaça Amora, com Alarisse Mattar (Rio de Janeiro, RJ); Biriba, procura-se, d"A Casa das Lagartixas (São José dos Campos, SP); Fonzera - Dario França (São Paulo, SP); Procura-se um Mozão, Trupe de Truões (Uberlândia, MG); Chica Par(t)indo; Palhaça Chica Benta (Uberlândia, MG); Malagueta na Labuta, Farândola Teatro (Goiânia, GO); O Enforcado, Grupo Improvisórios (Cidade de Goiás, GO); Cartas de Amor, Grupo Imagem (Inhumas, Goiás); I Will Survive (Eu Sobrevivo), Palhaça Fronha (Florianópolis, SC); {Entre} Cravos & Lírios, Coletivo de Artistas do DF (Brasília, DF) ; Tartufo, era uma vez, Grupo Carroça (Goiânia, GO); Lágrimas de Guarda Chuva, Grupo Arte & Fatos (Goiânia, GO) estão divididos ao longo dos dias do evento, veiculados sempre no período noturno, entre os horários das 19h, 20h e 21h.

Cabaré on line

O 7º Cabaré Na Ponta do Nariz é um espetáculo de variedades, atração tradicional do evento, que não poderia faltar na programação, está na agenda de sábado (18/12/21), às 19 horas. Composto por apresentações de artistas de diversos estados brasileiros, agora em formato digital, é uma vitrine constituída por cenas curtas cômicas e números cênico-circenses. "Um espetáculo virtual editado de forma criativa, a partir de cenas e performances apresentadas pelos artistas selecionados para criação de uma obra nova e original", explica Thiago Moura, gestor do Bastet e diretor artístico do evento.

O Sabiá, da dupla Cucaracha e Theobalda (Rio de Janeiro, RJ); Palhaça Funúncia, da Trupe do Fuxico (Jacareí, SP); Tem palhaça menstruada, de Alarisse Mattr (Rio de Janeiro, RJ); Dona Pata tem Pato, da Palhaça Chica Benta (Uberlândia, MG); Perda Total, com o Palhaço Seu Cocó (Brasília, DF); Valente, da Companhia Caxangá (Belo Horizonte, MG), são as cenas selecionadas para o 7º Cabaré.

Viver, fruir e pensar a arte

No 4º Fórum de Sustentabilidade em Arte serão 5 lives (01 rodada de negócios, 01 encontro com curadores, 03 lives sobre sustentabilidade em arte para palhaços, palhaças, atores e atrizes cômicas; 01 curso de elaboração de projetos) e o curso Manual do Ator Nômade. Este último, um passo-a-passo para atores e atrizes que desejam viver do trabalho nômade pelo teatro, cinema, publicidade, TV e mídias digitais. Ministrado por Thiago Moura, o curso é dividido entre vídeo aulas, lives e assessorias individuais, atores e atrizes podem construir possibilidades e redes de cooperação para viverem de forma digna do seu ofício e paixão.

O Viver de Arte, curso de Flávio Nardelli, traz conhecimentos sobre Captação de Recursos para Projetos Culturais e Esportivos, elaboração de projetos para Lei Rouanet e demais editais. Com mais de 16 anos de experiência na área, e uma coleção de projetos captados, apresenta estratégias para obter sucesso, além de técnicas para o artista aprender e profissionalizar sua carreira.

De sexta (10/12) a sábado (18/12), dentro do projeto Grupo Bastet 18 Anos, acontecem os Cursos de Clown Privados On-Line By Marcelo Lujan. Considerado o curso de Clown mais completo da atualidade no Brasil, é uma ferramenta para viver uma experiência de total expressão, com caminhos para renovar sua relação com a vida através da linguagem. Além do idealizador, Marcelo Lujan (Início); os cursos contam com Fernando Sampaio (Referências e Inspiração); Maxi Stia (Mágica Cômica); Chacovachi e Maku (Arte de Rua); Renato Farias (Estética Musical); Dani Rocha-Rosa (Teatro); Álvaro Assad (Mímica); Cláudio Carneiro (Comédia e Criatividade); Lu Gualda (Produção), além de Encontros Guia.

Os interessados devem entrar em contato com a produção do 7º Na Ponta do Nariz pelo e-mail [email protected] ou acessar os formulários de inscrição, por meio do link na bio do perfil do festival pelo Instagram @festivalnapontadonariz, até quarta (08/12).. Haverá uma avaliação/curadoria para a seleção dos/as participantes, e os/as selecionados/as serão avisados por e-mail sobre sua participação. É importante sempre checar correio eletrônico, inclusive a caixa de spam. Serão oferecidos certificados para todos os cursos.

Cine Clown

A sétima arte também está representada do 7º Festival Na Ponta do Nariz. No sábado (18/12), às 9h30, será exibido o documentário: RISISTENTES. Una mirada del clown desde los feminismos latino-americanos, uma produção de Payasas Cirkulando (Espanha). Já às 10h30, o curta-metragem Bielito e Canela em: O adestrado, de - Larry Machado e Gabriel Coelho (Goiânia, GO). Em seguida, será destinado um momento para um bate-papo com diretores e criadores, um espaço dedicado à troca de experiências e saberes entre os diretores, criadores e público.

Artdoor, com Highlander

Em substituição à poluição visual e pela valorização da cidade, o 7º Na Ponta do Nariz inova com a criação de uma obra permanente em muro da cidade de Goiânia. Produzida pelo artista visual Heluander, mais conhecido como Highlander, a obra vai trabalhar livremente com a marca e nome do festival e com a imagem dos dois grandes mestres convidados (Johnny Melville e Angela de Castro) como elementos principais. "O objetivo de realizar um artdoor é criar caminhos e ferramentas de comunicação que não poluam a cidade e o planeta, assim como os outdoors, que são, inclusive, descartáveis. É, ao mesmo tempo, uma peça de divulgação sutil, permanente, e uma obra de arte única que embeleza e agrega valor à cidade", explica Thiago Moura.

Mercado de Bobagens

Durante toda a programação, o 7º Na Ponta do Nariz traz o Mercado de Bobagens, uma exposição de obras e produtos de e sobre circo, comicidade e palhaçaria nas artes plásticas.

Os trabalhos serão veiculados pelo Instagram do @festivalnapontadonariz e site www.atornomade.com.br .

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias