Vitrine Especial Dia da Mulher

10 Mulheres que revolucionaram a ciência

Apesar de pouca visibilidade, as mulheres têm mudado a maneira como vemos o mundo com seu trabalho na ciência

Por Natasha Olsen

08/03/2022 às 07:16:00 - Atualizado há
Conheça 10 mulheres que fizeram história na ciência.

Ada Lovelace, Matemática

* 1815 † 1852


Créditos: Alfred Edward Chalon | Science Museum Group | Public Domain

Ada Lovelace é reconhecida como a primeira programadora de computadores, muito antes dos computadores modernos serem inventados. Seus estudos sobre a máquina analítica de Charles Babbage (um computador programável para usos genéricos) é considerado o primeiro algoritmo para computação do mundo.

Marie Curie, Física e Química

* 1867- †1934

A

A descoberta mais importante de Marie Curie foi a descoberta da radioatividade o que levou à invenção do raio-x móvel, que foi usado durante a I Guerra Mundial. Com seu marido, Pierre, Marie também descobriu os elementos radioativos polônio e rádio – e desenvolveu técnicas que permitem isolar isótopos radioativos. Em 1903, ela foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel. Depois de receber o Prêmio Nobel de Física, ela recebeu um Prêmio Nobel de Química e se tornou a primeira pessoa na história a receber duas premiações.

Janaki Ammal, Botânica

* 1897 † 1984


Créditos: John Innes Centre

Janaki foi a primeira mulher a estudar as plantas na Índia. Ela desenvolveu uma série de espécies híbridas que são cultivadas até hoje. Ammal também foi uma importante ativista Ambiental e lutou pela preservação da biodiversidade no país.

Chien-Shiung Wu, Física

* 1912 † 1997


Créditos: Smithsonian Institution | Flickr Commons

Wu foi a primeira cientista a confirmar – e depois aprimorar – a teoria de Decaimento Beta de Enrico Fermi. Ela ficou famosa pelo "Experimento de Wu", que derrubou a teoria da paridade na física. Esta descoberta levou a um Prêmio Nobel que foi dado aos cientistas homens que trabalharam com ela, apesar de Wu ter sido figura central destes estudos.

Katherine Johnson, Matemática

*1918 † 2020


Os cálculos de Johnson da mecânica da órbita enquanto ela trabalhava na NASA foram fundamentais para que os americanos viajassem para o espaço. Ela ganhou fama quando sua história foi contada no filme Estrelas Além do Tempo.

Rosalind Franklin, Química

*1920 † 1958


Conhecida pelo seu trabalho revolucionário, Rosalind descobriu a dupla estrutura em hélice do DNA. Ela morreu quatro anos antes dos seus colegas cientistas receberem o Prêmio Nobel pela descoberta.

Vera Rubin, Astrônoma

* 1928 † 2016


Rubin descobriu a existência da matéria escura, uma substância que estranhamente mantém o universo agrupado. Seu trabalho é reconhecido como uma das mais importantes descobertas do Século XX – e mereceria um Prêmio Nobel.

Gladys West, Matemática

* 1930


O trabalho de Gladys sobre o modelo matemático do formato do planeta Terra serviu como base para que a tecnologia de GPS pudesse ser desenvolvida. Em 2018, ela ganhou um lugar no Hall da Fama da Força Aérea Americana, uma das maiores honras que alguém pode receber da instituição.

Flossie Wong-Staal, virologista e bióloga molecular

* 1947


Wong-Staal foi a primeira cientista a clonar o vírus HIV e mapear seus genes, o que levou ao teste para a doença.

Jennifer Doudna, Bioquímica

* 1964


Doudna foi pioneira no desenvolvimento de CRISPR, uma tecnologia capaz de quebrar e editar códigos genéticos que pode levar a extinção de muitas doenças.



Fonte: Ciclo Vivo
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias