Vitrine Alimentação

Descobrindo os Benefícios Nutricionais do Cacau

Professora de Nutrição da Estácio Esclarece os Prós e Contras do Consumo deste Delicioso Ingrediente.

Por Redação

25/03/2024 às 17:32:04 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O cacau, ingrediente principal do delicioso chocolate, vem ganhando destaque não apenas pelo seu sabor irresistível, mas também pelos benefícios que pode oferecer à saúde. Arissa Felipe Borges, professora de nutrição da Estácio, destaca que o cacau é rico em compostos bioativos, como os polifenóis, que podem contribuir para a proteção contra doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.

Estudos têm associado o consumo de chocolate a uma menor incidência de hipertensão e diabetes, fatores de risco para doenças do coração. A ingestão regular de cacau pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos, o que é importante para prevenir eventos cardiovasculares graves, como infartos e derrames.

Foto: Divulgação

Além disso, o cacau contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. No entanto, é importante ressaltar que nenhum alimento isolado pode garantir uma saúde plena. Uma alimentação equilibrada e variada é fundamental para o bem-estar geral.

Embora o chocolate seja o produto mais popular derivado do cacau, é importante observar que, para sua produção, são adicionadas grandes quantidades de gordura e açúcar, o que reduz consideravelmente o teor de compostos bioativos do cacau. Por isso, é recomendado optar pelo cacau em pó puro, sem adição de açúcares, ou por chocolates que contenham pelo menos 70% de cacau.

Foto: Divulgação

O cacau em pó pode ser utilizado de diversas maneiras na culinária, como em panquecas, vitaminas e bolos, proporcionando os benefícios nutricionais sem adição de açúcares. Por outro lado, chocolates brancos contêm uma quantidade mínima de cacau e uma maior proporção de outros ingredientes, o que limita seus benefícios à saúde.

Portanto, para usufruir dos benefícios do cacau, é recomendado incorporá-lo de forma consciente e equilibrada na alimentação, preferencialmente na forma de cacau em pó ou chocolate com alto teor de cacau, garantindo assim uma opção saborosa e nutritiva para promover a saúde e o bem-estar.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias