Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tocantins

Prefeito compra gasolina que pode dar volta ao mundo

Prefeitura de Peixe (286 Km de Palmas) contratou empresa para intermediar a aquisição de 654 mil litros de combustível


A prefeitura do município de Peixe, no Tocantins, comprou combustível suficiente para dar volta ao mundo e ainda sobrariam 6 mil quilômetros para percorrer. O prefeito Augusto Cézar Pereira dos Santos, o Cezinha (MDB), oficializou a compra de R$ 4,13 milhões em combustíveis.

De acordo com apuração elaborada pelo Momento Político Tocantins (MOP Tocantins), o prefeito planeja gastar 654 mil litros de combustíveis. Serão 238 mil litros de gasolina comum, 275 mil litros de diesel comum, 133 mil litros de diesel S-10, 5 mil litros de gasolina aditivada e 3 mil litros de etanol.

Levando em consideração que um carro comum gasta cerca de 15 mil quilômetros por litro, o combustível comprado seria suficiente para percorrer 43.460 mil quilômetros. Uma volta ao mundo pode ser feita percorrendo 40 mil quilômetros.

Conforme anexos do edital de licitação, a prefeitura possui 84 veículos, entre locados e adquiridos pelo município. O combustível comprado deve atender a demanda das secretarias de Infraestrutura, Educação, Saúde e assistência social.

Quem prestará o serviço será a Prime Consultoria E Assessoria Empresarial Ltda. A empresa ficará responsável pelo fornecimento de cartão magnético. O cartão permitirá aos funcionários da prefeitura comprar livremente o combustível em postos de gasolina credenciados. A Prime ofereceu a menor taxa de administração para fornecimento de combustíveis durante o pregão eletrônico 003/2022.

Veja abaixo o quadro que mostra o quantitativa de combustível que deve ser adquirido:

De acordo com um estudo técnico elaborado pela prefeitura, o grande volume de combustível adquirido se deve ao crescimento da demanda no ano de 2021. A prefeitura realizou a estimativa do gasto a partir do que foi consumido no ano anterior.

O estudo feito pela prefeitura também enfatizou que como o município comprou novos veículos os gastos também se elevariam ao longo de 2022. O volume de combustível comprado pela prefeitura também é suficiente para que um único veículo visite Palmas 15.200 vezes em um ano.

Outro lado

A reportagem do Momento Político Tocantins procurou a prefeitura de Peixe para esclarecer sobre a contratação, mas nenhuma resposta foi enviada até o fechamento deste texto.

Veja abaixo os questionamentos que não foram respondidos pela prefeitura:

A prefeitura de Peixe (TO) registrou a compra de R$ 4,13 milhões por 654 mil litros de combustível, o suficiente para dar uma volta inteira no planeta terra (40 mil quilômetros levando em consideração um veículo que faz 15 Km/l). O volume de combustível será adquirido através de cartão magnético pela empresa Prime Consultoria, contratada pela prefeitura. Tendo essa informação em vista, gostaria de solicitar os seguintes esclarecimentos:

– Anexo do edital de licitação afirma que o volume a ser adquirido foi estabelecido com base nos gastos do ano anterior, mas não informa o volume de gasto do ano anterior. Quanto a prefeitura gastou com combustível em 2021?

– Qual a base da estimativa dos valores dos combustíveis estabelecidos no anexo do edital?

– Porque foi estimado gasto de combustível capaz de percorrer 43 mil quilômetros uma vez que se trata de um município pequeno, com cerca de 11 mil habitantes?

Momento Político Tocantins

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!