Especial Eleições 2022 Presidenci√°veis

Pros retira candidatura de goiano Pablo Marçal a presidência e anuncia apoio a Lula

TSE devolveu controle da sigla a ala lulista no in√≠cio de agosto; Executiva Nacional convida Marçal a disputar vaga na Câmara

Por GG Noticias

15/08/2022 às 20:17:05 - Atualizado h√°
Foto: divulgação

A Executiva Nacional do Pros, agora comandada por Eurípedes Júnior, decidiu nesta segunda-feira (15) retirar a candidatura do coach Pablo Marçal à Presid√™ncia. A legenda ir√° apoiar Luiz In√°cio Lula da Silva (PT) no pleito.

"Entendemos que a melhor pessoa para tirar o Brasil da crise e faz√™-lo crescer novamente é Lula, que j√° governou esse país tirando dezenas de milhões de pessoas da miséria, com programas sociais e geração de emprego e renda", diz documento assinado pelo presidente da sigla.

O partido ainda indica que Pablo Marçal poder√° se candidatar à Câmara dos Deputados, "se tiver interesse".

Com a decisão, Lula ter√°, além do PT, nove legendas em sua base aliada para a disputa da Presid√™ncia. PSB, PV, PCdoB, Avante, Psol, Rede, Agir, Solidariedade e Pros o apoiam.

H√° meses, quadros do Pros protagonizam uma batalha judicial. Duas alas do partido disputam a sua posse. No início de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o retorno de Eurípedes Júnior — que encabeça o apoio a Lula — à Presid√™ncia do diretório nacional.

Impasse partid√°rio

No dia em que confirmou a candidatura de Pablo Marçal, a sigla era presidida por Marcus Holanda. Ele a dirigia desde março, quando Eurípedes Júnior foi afastado do posto.

Após o anúncio, a Justiça devolveu o comando a Eurípedes e, no dia 3 de agosto – sob nova direção –, o partido retirou a candidatura própria em favor do apoio ao ex-presidente Luiz In√°cio Lula da Silva (PT). Na mesma data, em outra reviravolta jurídica, Holanda foi reconduzido à presid√™ncia do Pros.

A situação durou até 5 de agosto, último dia para realização das convenções partid√°rias e formalização das chapas, quando o TSE confirmou o retorno de Eurípedes.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a r√°dio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presid√™ncia da República, que acontecer√° no dia 24 de setembro.

O debate ser√° transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Fonte: CNN
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia