Especial Eleições 2022 Campanha

Órgãos e forças de segurança do Tocantins debatem Plano Estadual das Eleições 2022

Sala de Situação reunir√° agentes de segurança para dar respostas r√°pidas a poss√≠veis ocorr√™ncias.

Por GG Noticias

16/08/2022 às 10:00:00 - Atualizado h√°
No Plano Estadual deve constar as atribuições legais e constitucionais dos agentes (Foto: Patrícia Paiva/Governo do Tocantins)

Representantes de diversos órgãos e forças de segurança do Tocantins estiveram reunidos nesta segunda-feira, 15, para tratar do Plano Estadual das Eleições 2022, documento no qual devem constar as atribuições legais e constitucionais dos agentes durante a atuação no pleito eleitoral.

Presente à reunião, o secret√°rio de Estado da Segurança P√ļblica do Tocantins, Wlademir Costa, lembrou que a eleição não se resume apenas ao dia da votação e que as forças de segurança j√° v√™m desempenhando um excelente trabalho. "Me sinto satisfeito em ver a união das forças em prol desse objetivo, entendendo que o pleito não ocorre só no dia da votação, mas que ele j√° começou. Continuaremos atentos e vigilantes, principalmente nesse cen√°rio de viol√™ncia pol√≠tica. A Segurança P√ļblica est√° à disposição e faremos de tudo para que o processo eleitoral ocorra sem problemas", afirmou.

O diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), tenente-coronel Adão Pereira dos Santos, explicou que ser√° montada uma Sala de Situação que vai reunir todos os envolvidos na segurança, no n√≠vel t√°tico/operacional. "Tratam-se de l√≠deres que t√™m poder de decisão no campo pr√°tico e que conseguirão responder de forma r√°pida a qualquer problema que ocorra nos locais de votação. Esse espaço vai facilitar a comunicação entre as multiag√™ncias, o que na pr√°tica é o processo de integração", disse o tenente-coronel.

O juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) José Maria Lima, que preside o Gabinete de Segurança Institucional e coordena a Comissão Permanente de Intelig√™ncia do TRE, reforçou que todas as forças trabalharão juntas com foco em eleições limpas e pac√≠ficas. "Estamos reunindo todas as forças de segurança do Estado para, juntos, podermos trabalhar em eleições o mais tranquilas poss√≠veis, embora exista uma preocupação, dada a polaridade instalada. Contudo, acreditamos que, com este trabalho, temos condições de entregar, ao final, eleições limpas e pac√≠ficas", disse.

O juiz ainda tranquilizou a população sobre a segurança da votação e das urnas eleitorais. "A população pode ficar tranquila. As urnas eletrônicas são totalmente seguras e os resultados são liberados em cada sessão. A urna emite um boletim naquele momento e tanto os partidos quanto os eleitores j√° t√™m em mãos o resultado das eleições naquela sessão, que depois serão totalizados pelo TSE. Essa história de que os dados, ao passar da sessão até o TSE, se perdem, são modificados, não existe. E nem precisa que esse n√ļmero seja anotado, hoje trabalha-se com QR Code que permite muito mais segurança. É segurança total", reforçou.

A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Segurança P√ļblica, do TRE, da Pol√≠cia Federal (PF), da Pol√≠cia Rodovi√°ria Federal (PRF), da Energisa, do Detran, da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia