Urnas eletrônicas passam pela penúltima etapa de verificação e são lacradas em Palmas
Equipamentos serão testados mais uma vez antes do dia da Eleição. Urnas ficarão sob escolta da PolÃcia Militar até o dia da votação.
As 609 urnas eletrônicas que deverão ser utilizadas em Palmas durante as Eleições 2022 foram lacradas neste sábado (24). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também fez um teste para conferir os dados instalados nos equipamentos.
Esta é uma das últimas etapas na preparação para as eleições. "São sorteadas algumas urnas conforme a legislação, o número mínimo de urnas, para ver se os sistemas estão íntegros, se são os oficiais disponibilizados pelo TSE e se estão funcionando perfeitamente", explicou o auxiliar de cartório Michel Leão.
O trabalho foi acompanhado por autoridades, representantes de partidos políticos e por eleitores. Os equipamentos foram separados de acordo com a zona de votação e ficarão sob escolta da Polícia Militar até o dia da votação, próximo domingo (2).
"Estamos com a equipe empenhada diuturnamente, serviço de 24 horas, na vigília das urnas. Iniciou dia 22 e se estenderá até o término das eleições", explicou o tenente Edson.
Antes de serem levadas para os locais de votação as urnas passarão por uma última verificação na próxima quinta-feira (29).
"A gente faz a conferência dos dados das telas destas urnas, vê se elas estão com a data e hora corretas antes de ir para a seção. Se a bateria está ok, se a carga está completa. No sábado (1), elas serão distribuídas para os locais de votação para montagem das seções eleitorais", explicou o auxiliar de cartório.