Especial Eleições 2022 Eleições Limpas

Forças de segurança do Estado do Tocantins unem-se para garantir lisura nas Eleições 2022

TRE-TO estabeleceu o Gabinete de Segurança Institucional com foco nas eleições, a fim de garantir seguridade no processo eleitoral de 2022

Por GG Noticias

28/09/2022 às 12:00:00 - Atualizado h√°

As forças de segurança do Estado do Tocantins estarão juntas para garantir a seguridade e a lisura nas Eleições 2022. A Pol√≠cia Civil, a Pol√≠cia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar j√° colocaram à disposição agentes em todo o território estadual, trabalhando em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), a fim de proporcionar um processo eleitoral tranquilo e sem graves ocorr√™ncias neste domingo, dia 2 de outubro.

A Secretaria de Estado da Segurança P√ļblica (SSP) participa do Gabinete de Segurança Institucional, órgão institu√≠do pelo TRE-TO. O foco é garantir a segurança do processo e a liberdade das pessoas, além de assegurar ao cidadão o seu direito ao voto. Também integram a equipe o Exército Brasileiro, a Ag√™ncia Brasileira de Intelig√™ncia (Abin) e diversas outras instituições de segurança e intelig√™ncia.

SSP

A Secretaria de Estado da Segurança P√ļblica j√° elaborou o planejamento operacional, no qual a Pol√≠cia Civil e as delegacias estarão em atividade em Palmas e em todo o Estado. Na Capital, a SSP disponibilizar√° uma equipe de coordenação e vai reforçar as Centrais de atendimento ao cidadão. A equipe de coordenação ser√° formada por cinco delegados (diretorias), cinco policiais civis e tr√™s viaturas no apoio.

Ao todo, serão tr√™s Centrais de Atendimento em Palmas: a 1¬™ Central de Atendimento da Pol√≠cia Civil (1¬™ CAPC), localizada na Avenida Teotônio Segurado, Quadra 202 Sul; a 2¬™ Central de Atendimento da Pol√≠cia Civil (2¬™ CAPC), localizada na Rua Francisco Galvão da Cruz, em Taquaralto; e a Central de Atendimento à Mulher - 24 horas, localizada no Setor Santa Fé. Todas terão atuação no dia das eleições com uma equipe composta de, pelo menos, um delegado de pol√≠cia, dois escrivães e cinco agentes. Em Palmas, atuarão tr√™s delegados, seis escrivães, 15 agentes e tr√™s viaturas.

Ação no interior

A Pol√≠cia Civil também ter√° atuação no interior do Estado, que contar√° com equipes volantes e abertura de todas as 13 Centrais de Atendimento e Delegacias de Pol√≠cia Circunscricionais, situadas em 73 munic√≠pios que não sediam tais Centrais.

As Centrais de Atendimentos localizadas nos munic√≠pios de Araguatins, Tocantinópolis, Aragua√≠na, Colinas, Guara√≠, Pedro Afonso, Para√≠so do Tocantins, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi, Alvorada, Dianópolis e Arraias serão reforçadas com um delegado, um escrivão e dois agentes de pol√≠cia, cada. Nessas localidades, serão 13 delegados, 13 escrivães, 26 agentes e, no m√≠nimo, 13 viaturas da Pol√≠cia Civil. J√° nos 73 munic√≠pios que contarão com o apoio das Delegacias de Pol√≠cia Circunscricionais, receberão reforço de um delegado e um escrivão, cada, além da atuação de 146 agentes de pol√≠cia e 73 viaturas, no total.

Para esta eleição, 11 equipes volantes estarão atuando na repressão e na apuração de crimes eleitorais em toda a circunscrição da Central de Atendimento no Tocantins. Essas equipes vão cumprir plantão extraordin√°rio com atuação externa em ações de repressão e eventual apuração, exclusivamente, de crimes eleitorais, atuando além do dia do pleito eleitoral, na véspera da eleição.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO) também vai contar com efetivo no dia do pleito eleitoral. Um planejamento foi elaborado para acompanhar o processo eleitoral, a fim de evitar tumultos e aglomerações e, ainda assim, responder os chamados das demais demandas rotineiras. A corporação contar√° com um efetivo de 80 militares e 40 viaturas. O trabalho vai ocorrer nos munic√≠pios-sedes das unidades, como: Palmas, Taquaralto, Porto Nacional, Para√≠so do Tocantins, Aragua√≠na, Colinas, Araguatins, Gurupi e Dianópolis.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Carlos Eduardo Farias, a demanda da eleição é pertinente com as atividades da corporação, que, assim como as demais forças estaduais, garantirão a segurança para os eleitores e para todos que operam no processo eleitoral no dia 2 de outubro.

"O pleito eleitoral é um dia diferente para o CBM/TO e essa diferença est√° no grande volume de cidadãos indo às urnas na mesma data e se aglomerando em pontos espec√≠ficos, o que gera um pouco mais de atenção. Assim, nós j√° nos antecipamos no planejamento e estamos definindo um grupo de 80 militares e 40 viaturas, entre elas escadas, embarcações, resgate, plataforma e auto-bomba tanque florestal (ABTF), visando ao atendimento de pronto, onde for necess√°rio. Nossas equipes estão sempre prontas para os chamados. Desejamos que o processo transcorra com tranquilidade e que cada eleitor exerça com consci√™ncia esse grande momento para nossa nação", afirmou o coronel Carlos Eduardo Farias.

PM/TO e as Aldeias Indígenas

Toda a corporação da Pol√≠cia Militar (PM/TO) estar√° empenhada na Operação Eleições 2022 e o policiamento vai ser realizado nos 139 munic√≠pios do Tocantins. O planejamento da PM/TO para essa operação vai seguir o padrão utilizado na Operação Independ√™ncia, com a atuação dos Alunos do Curso de Formação de Praças. A pol√≠cia vai realizar também os serviços nas aldeias ind√≠genas por meio do Batalhão de Pol√≠cia Militar Ambiental (BPMA) e do Batalhão de Pol√≠cia Militar Rodovi√°rio e Divisas (BPMRED).

O TRE-TO também informou que, nas aldeias ind√≠genas, o processo eleitoral é igual a qualquer outro local de votação. "A √ļnica diferença é que o Exército d√° apoio na segurança e no transporte das urnas, j√° que são √°reas federais, mas não existe nada de excepcional", enfatizou o órgão. Algumas sessões são lotadas dentro das próprias aldeias para facilitar o acesso dos ind√≠genas.

A Pol√≠cia Militar j√° havia participado da reunião com a equipe do Tribunal Regional Eleitoral para discutir o planejamento operacional da eleição. O efetivo vai atuar na proteção dos locais de votação, garantindo assim a segurança de todos os envolvidos no processo eleitoral.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias