Especial Eleições 2022 Exterior

Justiça Eleitoral envia novas urnas para votação no exterior

Elas vão substituir 95 urnas que apresentaram defeito no 1¬ļ turno

Por GG Notícias

17/10/2022 às 14:00:00 - Atualizado h√°

A Justiça Eleitoral iniciou o envio de 220 novas urnas eletrônicas que serão utilizadas pelos eleitores brasileiros que estão no exterior durante o segundo turno, que ser√° realizado em 30 de outubro. A tarefa é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal, órgão respons√°vel pelas zonas eleitorais fora do pa√≠s.

Os equipamentos vão substituir 95 urnas que apresentaram defeito no primeiro turno. Também serão distribu√≠das para as seções localizadas fora do Brasil mais 125 urnas de conting√™ncia. As m√°quinas ficarão reservadas para substituição no caso de problemas de funcionamento. A medida evitar√° o uso de cédulas de papel, medida que poderia atrasar a apuração dos resultados.

As urnas começaram a ser distribu√≠das na quinta-feira (13) e serão entregues pela empresa de log√≠stica DHL em seções eleitorais localizadas na Alemanha, Austr√°lia, Áustria, no Canad√°, na Espanha, nos Estados Unidos, no Japão, em Portugal, na Inglaterra, em Moçambique, na Nova Zelândia e Su√≠ça.

Eleitores no exterior

De acordo com a legislação eleitoral, os eleitores brasileiros que estão no exterior votarão somente para presidente da Rep√ļblica.

Nas eleições de 2022, mais de 697 mil pessoas estão aptas a votar em outros pa√≠ses, n√ļmero que representa um aumento de 39,21% em relação a 2018. A votação ocorre em 100 pa√≠ses. Cerca de 990 urnas eletrônicas foram enviadas às seções eleitorais.

Os locais que concentram a maior quantidade de brasileiros aptos ao voto no exterior são Lisboa, Miami e Boston, com 45.273, 20.189 e 37.159 eleitores cadastrados, respectivamente. Os pa√≠ses com o maior n√ļmero de eleitores brasileiros são, respectivamente: Estados Unidos, Japão e Portugal.

Fonte: Agência Brasil
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias