Tocantins

Secretaria da Mulher do Tocantins articula parcerias em Gurupi, durante primeira ação itinerante da Pasta

Gestora da Secretaria da Mulher, Berenice Barbosa, cumpriu agenda na Prefeitura, Câmara de Municipal, Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer e no Sistema S

Por GG Notícias

21/02/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Em agenda na cidade de Gurupi, a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, realizou várias visitas institucionais no município. Logo de início, ela foi recebida pela prefeita da cidade, Josi Nunes, e sua equipe nesta que foi a primeira ação itinerante da pasta, criada recentemente pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

No encontro com a gestora municipal, Berenice Barbosa participou de um diálogo sobre parcerias que visam ações e políticas em prol das mulheres da região. A secretária pontuou o quão a visita foi importante, especialmente por estar tratando de questões extremamente necessárias. "Hoje viemos na missão de abrir portas. Vamos trabalhar em parcerias em prol das mulheres dessa região, desenvolvendo políticas", afirmou.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, agradeceu a visita da secretária e disse estar honrada com a escolha do município como ponto de partida para ações da Secretaria recém-criada. "É importante esse diálogo e essas parcerias para que as cidades tocantinenses possam implementar políticas públicas em favor da mulher. Eu fico muito honrada em saber que a nossa cidade foi a primeira escolhida pela secretária. Garanto que juntas faremos muito por nossas mulheres", declarou.

Em seguida, a secretária visitou a Câmara Municipal de Vereadores, participando da sessão solene, onde fez o uso da palavra. No local, solicitou a atenção dos parlamentares municipais para ouvir sobre programas voltados às mulheres e se colocando à disposição para trabalhar em conjunto com a Casa. "Estamos à disposição, abrindo as portas para receber as demandas inerentes às políticas públicas da mulher tocantinense, e queremos trabalhar de braços abertos para fazermos um trabalho consolidado, para quando retornarmos. Daqui quatro anos, vamos dizer que a política pública da mulher está consolidada em Gurupi e no estado do Tocantins", ressaltou Berenice Barbosa.

O presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Valdônio Rodrigues, agradeceu a visita da gestora estadual e estimou excelente trabalho, também colocando a Câmara à disposição do Estado. "Agradeço imensamente a visita da secretária da Mulher, Berenice Barbosa, e desejamos, juntamente com demais vereadores, que ela possa realizar um bom trabalho em prol da mulher tocantinense", disse.

Articulação no combate ao câncer

A secretária também esteve junto com as mulheres da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Gurupi, na qual a vice-presidente da Liga, Fernanda Lima, apresentou as estruturas da sede, os projetos e trabalhos desenvolvidos aos assistidos e as assistidas da organização. Fernanda Lima comentou o quanto um órgão público específico para o público feminino facilita o diálogo e as maneiras de garantir melhorias para a temática em Gurupi. "Nós tratamos de mulheres aqui. O público da liga é de 90% do gênero feminino. Portanto, recebemos essa visita com muito entusiasmo e gratidão. Tenho certeza que o motivo é agregar", comemorou.

A Liga auxilia centenas de pacientes, prestando serviços de assistência social, atendimento psicológico, auxílio em passagens, alimentação, medicamentos, visitas domiciliares e acompanhamento familiar. "Colocamos à disposição da Liga, a Secretaria da Mulher. Vamos fazer o que for possível para ajudar. Viemos conhecer, olhar as necessidades de perto. Essa é uma causa nossa. Na condição de secretária terei um olhar mais sensível ainda", comentou Berenice Barbosa.

Ações e serviços para mulheres

Visando ampliar as parcerias e buscar serviços que beneficiem as mulheres, a secretária visitou, ainda, as instituições do Sistema S. O ponto de partida foi a sede recém inaugurada do Sesc/Senac de Gurupi. Em reunião, a secretária dialogou com representantes de outros programas do Sistema como Mesa Brasil e Fecomércio. Já em encontro no Senai, Berenice foi apresentada aos programas e projetos da instituição e pode analisar de forma panorâmica quais áreas poderiam agregar benefícios para as mulheres.

A gerente operacional do Sesi/Senai, Núbia Almeida, reformou as ações da instituição para as mulheres e afirmou que há possibilidades de muitos trabalhos em conjunto com a Secretaria da Mulher. "Já de imediato parabenizo a secretária, pois já com o plano em mente veio nos buscar para o diálogo. Nós, do Sesi/Senai, alinhamos muito com o Governo do Tocantins, pois somos uma instituição que tem como propósito transformar vidas e sei que a Secretaria da Mulher também tem esse propósito. Garantimos que muitas parcerias sairão em breve", projetou.

Berenice Barbosa finalizou a agenda institucional agradecendo a recepção, além de fazer um balanço positivo da primeira ação itinerante da Secretaria da Mulher. Por fim, destacou que muito se tem a fazer, mas que há muitas possibilidades de parcerias, tanto no setor público, quanto no privado. "Meus olhos brilham, pois vejo inúmeras possibilidades de parcerias em todas as áreas, não só para as mulheres, mas para as crianças e adolescentes. Queremos seguir juntos buscando e fortalecendo as parcerias para atender o público feminino de todo Tocantins", disse.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias