Internacional Guerra

Presidente Chinês chega à Rússia em meio a tensão com os EUA

Por Alex Neto

20/03/2023 às 09:29:59 - Atualizado há

Nesta segunda-feira (20), o presidente chinês Xi Jinping chegou à Rússia em uma viagem que aumenta as tensões com o Ocidente, que acusa Pequim de fornecer armas ao Exército russo.

Esta é a primeira visita do presidente chinês à Rússia desde o início da guerra na Ucrânia.

Apesar disso, o presidente russo Vladimir Putin tem falado frequentemente sobre uma parceria "estratégica" com a China desde o início deste ano.

Serviços de inteligência do Reino Unido e dos Estados Unidos afirmam que a Rússia começou a comprar armas da China para tentar enfrentar o apoio do Ocidente à Ucrânia.

Nesta segunda-feira, Xi se encontrará com Putin e darão uma entrevista à imprensa.

Na terça-feira (21), eles discutirão uma "parceria estratégica" entre os dois países, de acordo com o governo russo. Xi retornará a Pequim no dia seguinte.

Em um artigo publicado na edição desta segunda-feira de um jornal estatal russo, Xi Jinping afirmou que sua proposta de paz tem como objetivo "neutralizar as consequências do conflito e promover um acordo político", mas reconheceu que essa não é uma tarefa fácil, declarando:


"Problemas complexos não têm soluções simples".


Enquanto isso, Putin, que se referiu a Xi Jinping como seu "velho amigo", afirmou que a visita do líder chinês confirma a parceria "especial" entre Rússia e China.

O serviço de inteligência do Reino Unido alega que a China fornecerá equipamentos militares para a Rússia ao longo deste ano, mas Pequim negou as acusações.

Vale lembrar que Xi e Putin já se encontraram em setembro do ano passado, no Uzbequistão, durante um encontro de líderes regionais.



Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias