Política

Comissão Mista de Orçamentos do Congresso Nacional conta com 12,5% de representantes tocantinenses

Bancada tocantinense tem forte presença na Comissão Mista de Orçamentos do Congresso Nacional, o que pode garantir importantes recursos para o estado.

Por Ellem Cardoso

07/04/2023 às 16:48:32 - Atualizado há
Foto: Montagem -Ellem Cardoso

Cinco políticos tocantinenses estão atualmente na Comissão Mista de Orçamentos (CMO) do Congresso Nacional, sendo três senadores e dois deputados federais. A presença da bancada tocantinense na comissão é significativa, uma vez que a CMO deve ter um total de 40 membros, incluindo 10 senadores e 30 deputados federais. Então até agora o Tocantins representa 12,5% do total de membros compondo a Comissão.

Os senadores Professora Dorinha (UB), Eduardo Gomes (PL) e Irajá (PSDB), além dos deputados federais Carlos Gaguim (UB) e Vicentinho Júnior (PP) foram escolhidos para integrar a comissão em razão de suas competências políticas e de sua performance na articulação de projetos importantes dentro e fora do estado do Tocantins.

A representação tocantinense na CMO pode garantir ao governador Wanderlei Barbosa recursos para importantes obras no estado, como a construção de pontes e a finalização de trechos importantes em BRs. Além disso, a presença da bancada na comissão pode também possibilitar o início de novos projetos relevantes para o desenvolvimento do estado.

A presidência da CMO é ocupada pela senadora Daniele Ribeiro (PSB-PB). A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização é uma das mais importantes do Congresso Nacional, pois é responsável por dar parecer e votar matérias referentes ao ciclo orçamentário do governo federal, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) e à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Conheça Mais sobre o deputado Gaguim

Gaguim começou sua carreira em movimentos sindicais e já passou por diversos cargos públicos, além disso, possui uma vasta formação acadêmica, com cursos de administração de empresas, pós-graduação em políticas públicas e soberania nacional, políticas públicas de meio ambiente, e estudos de política e estratégia pelo CEPE e ADESG, em Palmas, TO.

Carlos Gaguim é um político brasileiro com uma vasta trajetória no cenário político do Tocantins. Ele iniciou sua carreira como vereador pelo PTB na cidade de Palmas, no período de 1992 a 1996, e posteriormente foi reeleito para mais um mandato, de 1997 a 1998. Em seguida, Carlos Gaguim foi eleito deputado estadual pelo PTB, sendo reeleito por mais dois mandatos, agora pelo PMDB, nos períodos de 1999 a 2002 e 2003 a 2006. Durante sua carreira como deputado estadual, Gaguim foi eleito duas vezes como presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins por dois mandatos consecutivos, na última vez, foi eleito por unanimidade levando os 24 votos dos seus colegas deputados.

Em 2009, Carlos Gaguim assumiu o cargo de governador do Tocantins, também pelo PMDB, durante o período de 2009 a 2010. Desde então, Carlos Gaguim se consolidou como um político de destaque no estado, sendo eleito por três vezes consecutivas como deputado federal.

O Deputado Federal que representa o estado do Tocantins, teve sua primeira posse em 2015 pelo PMDB, e cumpriu seu mandato até 2019. Em seguida, foi eleito novamente em 2019, desta vez pelo DEM, permanecendo no cargo até o início de 2023. No último pleito, Carlos Gaguim foi reeleito Deputado Federal pelo partido União Brasil, tomando posse em 01/02/2023 para o período de 2023-2027. Carlos Gaguim é um político experiente, com uma ampla trajetória no cenário político do Tocantins, e tem se destacado por seu comprometimento com as causas do estado e por sua atuação parlamentar em defesa dos interesses da população tocantinense, demonstrando sua forte influência e popularidade na política tocantinense.

Ao longo de sua trajetória, participou de atividades sindicais representativas de classe associativas e conselhos, como diretor administrativo do STIUEG, presidente do Parlamento Amazônico, membro do Conselho Regional de Administração TO e do Conselho Fiscal da União dos Legislativos Estaduais – Unale e presidente da região norte.


Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias