Política

Comissão Mista de Orçamentos do Congresso Nacional conta com 12,5% de representantes tocantinenses

Bancada tocantinense tem forte presença na Comissão Mista de Orçamentos do Congresso Nacional, o que pode garantir importantes recursos para o estado.

Por Ellem Cardoso

07/04/2023 às 16:48:32 - Atualizado h√°
Foto: Montagem -Ellem Cardoso

Cinco pol√≠ticos tocantinenses estão atualmente na Comissão Mista de Orçamentos (CMO) do Congresso Nacional, sendo tr√™s senadores e dois deputados federais. A presença da bancada tocantinense na comissão é significativa, uma vez que a CMO deve ter um total de 40 membros, incluindo 10 senadores e 30 deputados federais. Então até agora o Tocantins representa 12,5% do total de membros compondo a Comissão.

Os senadores Professora Dorinha (UB), Eduardo Gomes (PL) e Iraj√° (PSDB), além dos deputados federais Carlos Gaguim (UB) e Vicentinho J√ļnior (PP) foram escolhidos para integrar a comissão em razão de suas compet√™ncias pol√≠ticas e de sua performance na articulação de projetos importantes dentro e fora do estado do Tocantins.

A representação tocantinense na CMO pode garantir ao governador Wanderlei Barbosa recursos para importantes obras no estado, como a construção de pontes e a finalização de trechos importantes em BRs. Além disso, a presença da bancada na comissão pode também possibilitar o in√≠cio de novos projetos relevantes para o desenvolvimento do estado.

A presid√™ncia da CMO é ocupada pela senadora Daniele Ribeiro (PSB-PB). A Comissão Mista de Planos, Orçamentos P√ļblicos e Fiscalização é uma das mais importantes do Congresso Nacional, pois é respons√°vel por dar parecer e votar matérias referentes ao ciclo orçament√°rio do governo federal, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçament√°rias (LDO) e a Lei Orçament√°ria Anual (LOA) e à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Conheça Mais sobre o deputado Gaguim

Gaguim começou sua carreira em movimentos sindicais e j√° passou por diversos cargos p√ļblicos, além disso, possui uma vasta formação acad√™mica, com cursos de administração de empresas, pós-graduação em pol√≠ticas p√ļblicas e soberania nacional, pol√≠ticas p√ļblicas de meio ambiente, e estudos de pol√≠tica e estratégia pelo CEPE e ADESG, em Palmas, TO.

Carlos Gaguim é um pol√≠tico brasileiro com uma vasta trajetória no cen√°rio pol√≠tico do Tocantins. Ele iniciou sua carreira como vereador pelo PTB na cidade de Palmas, no per√≠odo de 1992 a 1996, e posteriormente foi reeleito para mais um mandato, de 1997 a 1998. Em seguida, Carlos Gaguim foi eleito deputado estadual pelo PTB, sendo reeleito por mais dois mandatos, agora pelo PMDB, nos per√≠odos de 1999 a 2002 e 2003 a 2006. Durante sua carreira como deputado estadual, Gaguim foi eleito duas vezes como presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins por dois mandatos consecutivos, na √ļltima vez, foi eleito por unanimidade levando os 24 votos dos seus colegas deputados.

Em 2009, Carlos Gaguim assumiu o cargo de governador do Tocantins, também pelo PMDB, durante o per√≠odo de 2009 a 2010. Desde então, Carlos Gaguim se consolidou como um pol√≠tico de destaque no estado, sendo eleito por tr√™s vezes consecutivas como deputado federal.

O Deputado Federal que representa o estado do Tocantins, teve sua primeira posse em 2015 pelo PMDB, e cumpriu seu mandato até 2019. Em seguida, foi eleito novamente em 2019, desta vez pelo DEM, permanecendo no cargo até o in√≠cio de 2023. No √ļltimo pleito, Carlos Gaguim foi reeleito Deputado Federal pelo partido União Brasil, tomando posse em 01/02/2023 para o per√≠odo de 2023-2027. Carlos Gaguim é um pol√≠tico experiente, com uma ampla trajetória no cen√°rio pol√≠tico do Tocantins, e tem se destacado por seu comprometimento com as causas do estado e por sua atuação parlamentar em defesa dos interesses da população tocantinense, demonstrando sua forte influ√™ncia e popularidade na pol√≠tica tocantinense.

Ao longo de sua trajetória, participou de atividades sindicais representativas de classe associativas e conselhos, como diretor administrativo do STIUEG, presidente do Parlamento Amazônico, membro do Conselho Regional de Administração TO e do Conselho Fiscal da União dos Legislativos Estaduais – Unale e presidente da região norte.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia