Uma noite de honra: Governador Wanderlei Barbosa e Deputado Federal Carlos Gaguim recebem título de Doutor Honoris Causa do Centro Universitário ITOP - UNITOP
A homenagem reconhece o comprometimento dos polĂticos com causas importantes para o Tocantins.
Na noite desta terça-feira, dia 18 de abril, o Centro UniversitĂĄrio ITOP - UNITOP realizou a cerimônia de entrega do tĂtulo de Doutor Honoris Causa, a mais alta honraria concedida por uma universidade. O evento teve lugar na quadra coberta da instituição e foi aberto ao pĂșblico.
Na ocasião, o Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o Deputado Federal Carlos Gaguim (ex-governador do estado) foram agraciados com os tĂtulos, entregues respectivamente por Fenelon Barbosa, pai do Governador e primeiro prefeito de Palmas, Tocantins, e por João Batista Dias Pereira, sogro do Deputado Gaguim e empresĂĄrio pioneiro no Estado.
O Reitor do Centro UniversitĂĄrio, Muniz AraĂșjo, disse que a homenagem se deve aos relevantes trabalhos em prol da educação, ciĂȘncia e tecnologia, serviços que foram prestados com excelĂȘncia à população pelos dois polĂticos.
O Reitor enfatizou que o tĂtulo é concedido a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade, e que ambos os polĂticos tĂȘm trabalhado com responsabilidade e comprometimento por diversas causas importantes para o Tocantins.
Com um clima de muito respeito e honra, a noite de solenidade de entrega do tĂtulo de Doutor Honoris Causa foi marcada por discursos emocionantes e agradecimentos sinceros. A plateia, composta por autoridades polĂticas, familiares, amigos e convidados especiais, acompanhou com atenção cada momento da cerimônia, que foi conduzida de forma solene e reverente. Ao final, o clima de emoção tomou conta do ambiente, evidenciando a importância e o significado do tĂtulo concedido aos homenageados. A entrega do Doutor Honoris Causa representou não só uma homenagem aos polĂticos, mas também um reconhecimento àqueles que dedicam suas vidas em prol da educação, da ciĂȘncia e da tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e para a construção de um futuro melhor.
Saiba mais:
Wanderlei Barbosa
Wanderlei Barbosa Castro é atualmente o Governador do Tocantins, tendo nascido em Porto Nacional (TO). Em 1989, iniciou sua trajetória polĂtica como vereador em sua cidade natal, sendo eleito para o cargo. Postar
Além de sua atuação como vereador, Wanderlei também foi presidente da Câmara Municipal de Palmas nos biĂȘnios de 2003-2004 e de 2009-2010. Ele também na
Em 2010, Wanderlei conquistou seu primeiro mandato como deputado estadual, tendo sido reeleito em 2014. Durante sua na
Wanderlei é casado com Blandina Vieira Leite Castro e tem trĂȘs filhos: Ygor Leonardo Castro Leite, Rérison Antonio Castro Leite e Rosa Maria Castro Leite. Seu trabalho como Governador do Tocantins tem sido pautado pela busca do desenvolvimento do estado e pelo atendimento das necessidades da população tocantinense.
Carlos Gaguim
Carlos Gaguim é um polĂtico brasileiro com uma vasta trajetória no cenĂĄrio tocantinense, um dos primeiros moradores de Palmas. Ele iniciou sua carreira como vereador pelo PTB na cidade de Palmas, no perĂodo de 1992 a 1996, e posteriormente foi reeleito para mais um mandato, de 1997 a 1998 também pelo PTB. Em seguida, Carlos Gaguim foi eleito deputado estadual pelo PTB, sendo reeleito por mais dois mandatos, agora pelo PMDB, nos perĂodos de 1999 a 2002 e 2003 a 2006. Durante sua carreira como deputado estadual, Gaguim foi eleito duas vezes como presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, sendo em uma das vezes por unanimidade. Em 2009, Carlos Gaguim assumiu o cargo de governador do Tocantins, também pelo PMDB, durante o perĂodo de 2009 a 2010. Desde então, Carlos Gaguim se consolidou como um polĂtico de destaque no estado, sendo eleito por trĂȘs vezes consecutivas como deputado federal.
O Deputado Federal que representa o estado do Tocantins, teve sua primeira posse em 2015 pelo PMDB, e cumpriu seu mandato até 2019. Em seguida, foi eleito novamente em 2019, desta vez pelo DEM, permanecendo no cargo até o inĂcio de 2023. No Ășltimo pleito, Carlos Gaguim foi reeleito Deputado Federal pelo partido União Brasil, tomando posse em 01/02/2023 para o perĂodo de 2023-2027. Carlos Gaguim é um polĂtico experiente, com uma ampla trajetória no cenĂĄrio polĂtico do Tocantins, e tem se destacado por seu comprometimento com as causas do estado e por sua atuação parlamentar em defesa dos interesses da população tocantinense, demonstrando sua forte influĂȘncia e popularidade na polĂtica tocantinense. Gaguim é quase sempre o primeiro a chegar e o Ășltimo a sair das sessões na Câmara Federal. Ele é conhecido como um polĂtico acelerado e assĂduo.