Tocantins TOCANTINS

APA Serra do Lajeado inicia temporada de queimas prescritas para prevenção de incêndios florestais

A Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), iniciou a temporada de queimas prescritas como medida de prevenção contra incêndios florestais na época mais seca do ano.

Por GG Notícias

11/05/2023 às 20:15:49 - Atualizado há

A Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), iniciou a temporada de queimas prescritas como medida de prevenção contra incêndios florestais na época mais seca do ano. A equipe de brigadistas executou as queimas em topos de morro e em aceiros mecanizados em trechos da rodovia TO-010 que liga o município à Capital.

A estratégia faz parte do Manejo Integrado do Fogo (MIF) executado na Unidade de Conservação há quatro anos. As queimas de baixa intensidade reduzem a biomassa, combustível para a propagação das chamas nos meses mais críticos, e criam mosaicos que formam barreiras naturais aos incêndios. Esta é a segunda UC gerida pelo Naturatins a iniciar a temporada de queimas prescritas, após a APA Jalapão.

O trabalho da Brigada Gavião Fumaça na APA Serra do Lajeado conta com o apoio dos donos das propriedades e é supervisionado pela gestora da UC, Camilla Muniz. "Temos desenvolvido essa prática há quatro anos e já está consolidado aqui na região de Lajeado. Os produtores nos procuram ou já usam e nos informam. É um trabalho que está bem consolidado. As pessoas já sabem dessa prática que fazemos nos meses de maio e junho", explicou a supervisora.

Além de prevenir incêndios, a queima prescrita também ajuda a preservar a biodiversidade da região, que é um dos atrativos naturais mais visitados por turistas no município. O Morro do Segredo, por exemplo, implementou o MIF há três anos após um incêndio trazer grandes prejuízos à estrutura da trilha. "Com a eficiência da prática da queima prescrita, prevenimos prejuízos e preservamos o Cerrado que temos aqui", destacou o condutor ambiental Marcos Oliveira.

O produtor rural Tomaz Aquino, que acompanhou o trabalho da brigada às margens da TO-010, elogiou a iniciativa do Naturatins. "Para nós, produtores, é muito importante essa iniciativa que o Naturatins propôs porque nos ajuda a evitar os incêndios na época mais crítica. Este trabalho vai ao encontro dos interesses dos produtores, e o órgão se coloca à disposição com a brigada florestal em dar esse apoio", disse.

Conforme o calendário da UC, as queimas prescritas na APA Serra do Lajeado seguem até o mês de junho. Para mais informações e solicitação de apoio da brigada, além do atendimento presencial no município, o contato telefônico ou por WhatsApp é o (63) 99959-4241.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia