Tocantins TOCANTINS

1º Arraiá da Mulher: Festança e Solidariedade

Com a chegada do mês de junho, começam as comemorações das festas juninas em diversas partes do país.

Por GG Notícias

12/05/2023 às 20:18:27 - Atualizado há

Com a chegada do mês de junho, começam as comemorações das festas juninas em diversas partes do país. Em Palmas, capital do estado do Tocantins, será realizado o "1º Arraiá da Mulher: Festança e Solidariedade", um evento que promete muita comida típica, apresentação de quadrilha e show de forró. Mas não é só diversão que está em pauta, já que todo dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos e comidas típicas será revertido na aquisição de cestas básicas e materiais de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade, assistidas pela Patrulha Maria da Penha.

O evento acontecerá no dia 2 de junho, a partir das 19 horas, no Quartel do Comando-Geral em Palmas, e os ingressos custam R$ 10,00. Além da oportunidade de se divertir e conhecer a cultura local, os participantes poderão também conhecer os serviços da Rede de Proteção à Mulher, que é composta por diversas entidades e órgãos, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Tribunal de Justiça, Ministério Público do Tocantins e Defensoria Pública. Esses órgãos atuam na prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher, e buscam conscientizar a sociedade sobre a problemática da violência contra a mulher, reduzindo os índices dessas ocorrências e divulgando as ferramentas de acolhimento dessas vítimas.

Para garantir uma grande variedade de comidas típicas, cada instituição/órgão integrante da Rede será responsável por disponibilizar um tipo de alimento. Para isso, essas instituições buscarão parcerias com estabelecimentos comerciais, que deverão doar produtos a serem utilizados na fabricação dos pratos. A delegada Ana Carolina Coelho destacou a importância do trabalho da equipe de voluntários, que já está buscando parceiros para viabilizar os produtos e contribuir para a proteção dessas mulheres.

Além do "1º Arraiá da Mulher: Festança e Solidariedade", o estado do Tocantins conta com diversas outras iniciativas para combater a violência contra a mulher. O estado conta com três Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher, sendo duas em Palmas e uma em Araguaína, além de uma Central de Atendimento à Mulher 24 Horas, na Capital. No interior do estado, são 11 Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher e Vulnerável em diversas cidades.

Outra importante ferramenta de combate à violência contra a mulher é o aplicativo "Salve Mulher", desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins. O aplicativo disponibiliza diversos serviços às mulheres que sofrem violência doméstica ou familiar, evitando que elas tenham que se deslocar até a delegacia para receber um atendimento imediato e até pedir uma medida protetiva.

Por fim, a Patrulha Maria da Penha (PMP) da Polícia Militar do Tocantins atende uma média de 60 mulheres que passaram por algum tipo de violência e possuem medidas protetivas.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia