Brasil

Mineiros têm o sotaque mais charmoso do Brasil, aponta pesquisa

Estudo revela a preferência dos brasileiros e destaca os sotaques mais marcantes do país

Por Redação

20/06/2023 às 12:27:14 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Quando o assunto é o sotaque mais charmoso do Brasil, os mineiros conquistaram o primeiro lugar no coração dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Preply, uma plataforma dedicada ao aprendizado de idiomas, o jeito de falar dos habitantes de Minas Gerais é considerado o mais sexy e cativante em todo o país, superando até mesmo os pernambucanos e catarinenses. Nem mesmo os baianos, conhecidos por sua pontuação alta no ranking, conseguiram abalar o sucesso nacional dos mineiros, que conquistaram o título com maestria.

A justificativa para eleger o sotaque mineiro como o mais charmoso está relacionada à maneira "cantada" com que os mineiros costumam se expressar, além do hábito constante de usar diminutivos em suas conversas. Expressões como "pertim" para "perto" e "cafezim" para "café" são características encantadoras que tendem a ser vistas como simpáticas e carinhosas por aqueles que as ouvem pela primeira vez.

A pesquisa realizada pela Preply teve como objetivo desvendar como cada sotaque regional é percebido pelas demais pessoas. Entre os dias 19 e 25 de maio, foram entrevistados 700 internautas, sendo 15% do Sul, 44% do Sudeste, 8% do Centro-Oeste, 8% do Norte e 25% do Nordeste. As mulheres representaram 52% dos entrevistados, enquanto os homens corresponderam a 48% do total.

Foto: Divulgação

Além dos mineiros, outros sotaques também receberam destaque nessa pesquisa. O famoso sotaque fluminense, caracterizado pelo chiado do "x", e a forma peculiar de se expressar dos baianos foram considerados os sotaques mais marcantes do país.

Quando questionados sobre qual sotaque escolheriam se tivessem a possibilidade de mudar sua própria forma de falar, os participantes do estudo elegeram o jeito de falar do Rio de Janeiro como a opção mais desejada, com direito a todos os famosos "mermão" e "caraca, brother!".

Essa pesquisa revela não apenas a diversidade linguística do Brasil, mas também a importância e o impacto que o sotaque tem na percepção e preferência das pessoas. Cada região possui sua peculiaridade e encanto, tornando a riqueza cultural do país ainda mais evidente.

Fica evidente, portanto, que o sotaque é muito mais do que apenas uma forma de falar, é uma expressão da identidade e do carisma de cada região, capaz de encantar e conquistar corações. E você, qual sotaque considera mais charmoso?

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias