Tocantins

Corpo de Bombeiros do Tocantins e Exército Brasileiro unidos no Combate a Incêndios Florestais: Curso prepara militares do 22° Batalhão de Infantaria

Parceria entre forças armadas e de segurança busca fortalecer a prontidão e atuação conjunta em situações de emergência

Por Redação

21/06/2023 às 16:00:00 - Atualizado há
Foto: CBM/TO

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins iniciou nesta terça-feira, 20, um Curso de Combate a Incêndios Florestais destinado aos militares do 22° Batalhão de Infantaria, que foram incorporados em 2023. Com um cronograma abrangendo cinco turmas até julho, cada uma com duração de três dias, os militares receberão instruções teóricas sobre primeiros-socorros, bem como aulas práticas que abordarão o correto uso de equipamentos como abafadores, sopradores, bombas costais e as técnicas essenciais para conter e extinguir as chamas de maneira eficiente.

O coronel Erisvaldo Alves, superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil Estadual, enfatizou que esse curso é uma parceria que evidencia a integração das forças armadas com as forças de segurança e proteção civil no Estado. Ele destacou a participação do 22° Batalhão de Infantaria no Comitê do Fogo há muitos anos e ressaltou a importância de estar preparado para uma possível situação de emergência e estado de calamidade pública, que poderia levar à declaração de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO), como ocorreu em anos anteriores. A capacitação dos militares do 22° Batalhão de Infantaria visa proporcionar um ganho de tempo em caso de necessidade de atuação em incêndios florestais no Tocantins.

Além disso, o coronel Alves ressaltou que o 22° Batalhão de Infantaria é a unidade da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada designada como quartel de apoio às ações de defesa civil do Comando Militar do Planalto. Considerando que os incêndios florestais representam o principal desastre que atinge o Tocantins, a capacitação desses militares para atuarem nesse tipo de evento está alinhada com sua função estratégica.

No primeiro dia de curso, o foco foi o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), pois o combate a incêndios florestais ocorre em um ambiente hostil, com a presença de animais peçonhentos, por exemplo. Além disso, os combatentes enfrentam riscos associados ao combate, como a possibilidade de galhos caírem sobre eles e a imprevisibilidade do fogo, que, impulsionado pelo vento, pode mudar de direção e causar queimaduras.

"O curso prepara os militares para lidar com essas situações de primeiros-socorros. No segundo dia, abordaremos a teoria do fogo, explorando tecnologias e ferramentas de satélite que auxiliam na localização dos focos, estratégias de combate e a escolha da área inicial de atuação. Já no último dia, o enfoque será a prática, pois muitos militares podem nunca ter tido contato com o fogo. É importante que sintam o calor, a adrenalina e o peso do equipamento, para que estejam preparados para enfrentar uma situação real", explicou o coronel Alves.

A união entre o Corpo de Bombeiros do Tocantins e o Exército Brasileiro no combate aos incêndios florestais demonstra a importância da cooperação entre as diferentes forças para garantir a prontidão e a eficiência nas operações de resposta a desastres. A capacitação dos militares do 22° Batalhão de Infantaria fortalece a preparação do Estado do Tocantins para enfrentar os incêndios florestais e proteger a população e o meio ambiente.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia