Brasil

Apenas 14% dos brasileiros receberam vacina bivalente contra Covid-19: Baixa procura preocupa autoridades de saúde

Taxa de imunização varia consideravelmente por região, chegando a menos de 5% em estados como Roraima e Mato Grosso

Por Redação

11/07/2023 às 14:09:09 - Atualizado há
Foto: Rafaela Felicciano

Os números preocupantes revelam que apenas 14% dos brasileiros acima de 18 anos receberam a dose da vacina bivalente contra as variantes da Covid-19, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Embora o imunizante esteja disponível nos postos de saúde desde abril deste ano, a baixa procura por parte da população tem levantado preocupações entre os agentes de saúde. O Ministério ressalta que os índices variam consideravelmente de acordo com a região do país, sendo que em estados como Roraima e Mato Grosso, apenas 4,54% e 6,02% da população, respectivamente, receberam a vacina bivalente.

No entanto, algumas regiões mostram índices um pouco mais animadores, como é o caso de São Paulo e do Distrito Federal, onde a taxa de vacinação se aproxima dos 20% da população. No entanto, é importante ressaltar que esse número ainda está abaixo da aplicação de doses monovalentes em etapas anteriores da pandemia. Por exemplo, em São Paulo, foram aplicadas cerca de 85 milhões de doses das vacinas monovalentes, enquanto as bivalentes contam com apenas 39 milhões de doses até o momento. De acordo com os dados do vacinômetro da Covid-19, foram administradas 25.117.114 doses da vacina bivalente em todo o país, enquanto as doses de vacinas monovalentes totalizam 515.589.458.

A vacina bivalente oferece proteção não apenas contra a cepa original do coronavírus, mas também contra as subvariantes ômicron, que são as mais prevalentes atualmente.

Essa vacinação é realizada em dose única e considerada mais eficaz do que as vacinas monovalentes anteriores. Aqueles que já receberam pelo menos duas doses de vacinas contra o vírus e têm mais de 18 anos estão aptos a receber o novo imunizante.

O Ministério da Saúde acredita que a baixa procura pelas vacinas está relacionada à diminuição da percepção de emergência global de saúde. No entanto, as notícias falsas disseminadas nas redes sociais têm contribuído para a disseminação de informações errôneas sobre supostos efeitos colaterais das vacinas.

Diante desse cenário, o Ministério planeja alocar recursos para planejamentos de vacinação mais específicos nos municípios brasileiros no segundo semestre de 2023. É fundamental que a população esteja devidamente informada sobre a importância da imunização e da vacina bivalente para combater as variantes da Covid-19 e garantir a saúde coletiva. A GG Notícias continuará acompanhando de perto essa questão e trará atualizações sobre a campanha de vacinação no país.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias