Política

Disputa acirrada pela vaga de PGR: Paulo Gustavo Gonet Branco desponta como favorito com apoio de Gilmar Mendes

Nicolao Dino, irmão do ministro Flávio Dino, também está na corrida, enquanto Augusto Aras enfrenta obstáculos em busca de uma possível reeleição.

Por Redação

11/07/2023 às 17:00:00 - Atualizado há
Foto: Iusef Soares

A disputa pela vaga de Procurador-Geral da República (PGR) ganha contornos cada vez mais intensos nos bastidores políticos de Brasília. Desde a campanha eleitoral, o presidente Lula deixou claro que não respeitaria a lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para a sucessão de Augusto Aras na PGR. Com apenas três candidatos na lista deste ano, a votação será meramente uma formalidade para definir a ordem do trio. Sem a lista como referência, campanhas informais começam a surgir nos corredores da capital.

Dentre os candidatos, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, desponta como o mais bem cotado para ocupar a vaga. Sua representação do Ministério Público Eleitoral no julgamento que considerou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível reforçou sua visibilidade e influência nesse cenário. Além disso, Gonet Branco conta com o apoio de Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, com quem já foi sócio no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), e dos renomados advogados que compõem o grupo Prerrogativas.

Na disputa, também corre por fora Nicolao Dino, procurador e irmão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O único empecilho apontado pelo presidente Lula é o parentesco, mas isso não diminui as chances de Dino, que já esteve presente em duas listas tríplices anteriores (2017 e 2021). Carlos Frederico Santos, procurador responsável pelo grupo de investigação dos atos de 8 de janeiro, também é um nome elogiado, porém sua proximidade com o atual procurador-geral da República pode pesar negativamente em sua candidatura.

Por fim, existe a possibilidade de Augusto Aras permanecer no cargo, mas a cumplicidade demonstrada com o ex-presidente Jair Bolsonaro deve frear suas pretensões de uma possível reeleição. O cenário político promete ser intenso e repleto de reviravoltas nos próximos meses, à medida que a disputa pela vaga de PGR se desenrola.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias