Brasil

Por que bananas são radioativas, mas não oferecem riscos à saúde? Descubra!

Alimentos como bananas, castanha-do-Pará e até mesmo a água possuem níveis de radioatividade, mas não se preocupe, eles são inofensivos.

Por Redação

12/07/2023 às 06:00:00 - Atualizado há
Foto: Aleksandar Pasaric

Você já se perguntou por que bananas são consideradas radioativas, mas não representam riscos para a saúde? É um fenômeno interessante que poucas pessoas conhecem. A verdade é que as bananas contêm uma pequena quantidade de radioatividade, assim como outros alimentos como a castanha-do-Pará, a cerveja e até mesmo a água. Mas não se preocupe, esses níveis são tão baixos que não oferecem perigo à nossa saúde.

Segundo especialistas do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), a presença de materiais radioativos nos alimentos é comum, pois eles estão presentes no solo desde a formação da Terra. Esses elementos são absorvidos pelas plantas cultivadas e até mesmo pela água que consumimos. Além disso, a própria atmosfera também contém radiação, que é absorvida por nosso organismo quando respiramos. Sim, isso mesmo, nós também temos nossa própria radiação natural.

No caso das bananas, a radiação é derivada do potássio presente na fruta. Elas são especialmente ricas nesse elemento, mais precisamente no componente chamado Potássio-40. No entanto, a quantidade presente na banana é extremamente pequena. Segundo os pesquisadores, uma banana contém cerca de 0,1 microsievert (?Sv) de radiação. O microsievert é a medida utilizada para avaliar o impacto da radiação ionizante em seres humanos, levando em consideração os efeitos biológicos e a sensibilidade dos órgãos.

Foto: Luisa Rivas

Essa quantidade é tão insignificante que, para causar danos à saúde, seria necessário consumir um milhão de bananas de uma só vez. Para efeitos comparativos, ao dormir ao lado de alguém, estamos expostos a cerca de 0,05 ?Sv, o equivalente a metade de uma banana.

Para que a radiação ofereça riscos graves, é preciso uma exposição muito maior. Estudos realizados com sobreviventes das explosões nucleares de Hiroshima e Nagasaki mostraram que uma dose de 100 milisievert (mSv) seria necessária para aumentar o risco de câncer. Essa quantidade é um milhão de vezes maior do que a radiação absorvida ao comer uma banana.

No entanto, é importante ressaltar que, embora a radioatividade presente nas bananas seja segura para o consumo humano, ela pode ser detectada por aparelhos sensíveis. Por exemplo, um caminhão carregado de bananas pode acionar um detector de radioatividade, devido à alta energia dos raios emitidos pelo Potássio-40, capazes de atravessar objetos e chegar até o detector.

De acordo com Bruno Melo Mendes, pesquisador do CDTN, nosso corpo está acostumado a receber pequenas doses de radioatividade, o que contribui para a diversidade da vida no planeta. Portanto, não há motivo para preocupação com a radioatividade presente em alimentos como as bananas. Elas continuam sendo uma opção saudável e deliciosa para incluir em nossa dieta.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias