Brasil

Ciclone em SC: Vídeo impressionante mostra placa atingindo carro durante rajadas de vento acima de 80 km/h

Ciclone extratropical causa estragos em Santa Catarina com ventos violentos e chuvas intensas

Por Redação

13/07/2023 às 11:46:12 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Um vídeo gravado durante a passagem de um ciclone extratropical em Santa Catarina mostra a força avassaladora dos ventos, que chegaram a ultrapassar 80 km/h na região. As imagens, registradas em Chapecó, a maior cidade do Oeste catarinense, revelam uma placa sendo arremessada em meio ao trânsito e atingindo um veículo na tarde de quarta-feira (12). Os estragos causados pelo fenômeno são impressionantes.

A autenticidade do vídeo foi confirmada pela Defesa Civil local, que também garantiu que não houve feridos no incidente. O responsável pelo órgão, Luciano Huning, ressaltou a gravidade da situação e alertou para a continuidade dos ventos fortes mesmo após a diminuição da chuva, prevista para esta quinta-feira (13). Além disso, é esperada uma queda brusca nas temperaturas.

Nesta quinta-feira, os ventos alcançaram velocidades surpreendentes de até 146,9 km/h em Bom Jardim da Serra, na região da Serra catarinense. Segundo a Defesa Civil estadual, foram contabilizados 64 pedidos de lona devido ao destelhamento de imóveis entre quarta-feira e a madrugada de hoje. A Escola Municipal Aquarela, por exemplo, foi atingida e precisou suspender suas atividades. Além disso, cerca de 4 mil unidades consumidoras ficaram sem energia durante a noite. A queda de árvores e postes também foi registrada em pelo menos 26 pontos, causando transtornos e interrupção de serviços.

Os danos não se limitaram a Chapecó. Outras cidades do Oeste catarinense, assim como as regiões Sul e Norte do estado, também sofreram com os ventos fortes e as chuvas intensas. Desde terça-feira até a tarde de quarta-feira, as precipitações antecedentes ao ciclone e o início do fenômeno já haviam causado estragos em diversas localidades, abrangendo o Oeste, a Serra, o Vale do Itajaí e o Norte de Santa Catarina.

A população de Santa Catarina segue em alerta, uma vez que os ventos persistem e a situação requer cuidados e precauções. As autoridades recomendam que os moradores evitem sair de casa, redobrem a atenção e estejam preparados para eventualidades. O fenômeno meteorológico, com suas rajadas de vento destruidoras e chuvas torrenciais, serve como um lembrete da imprevisibilidade da natureza e da necessidade de estarmos preparados para enfrentar seus desafios.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias