Brasil

Vazão recorde nas Cataratas do Iguaçu: 9 milhões de litros de água por segundo impressionam visitantes

Passeios no lado brasileiro seguem em funcionamento, enquanto no lado argentino a Garganta do Diabo permanece fechada por questões de segurança

Por Redação

13/07/2023 às 16:38:30 - Atualizado há
Foto: Reprodução

As Cataratas do Iguaçu, uma das maravilhas naturais do mundo, estão surpreendendo os visitantes com uma vazão de água recorde. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a vazão atingiu incríveis 9 milhões de litros de água por segundo às 11h desta quinta-feira (13). Esse número impressionante é mais de seis vezes maior do que a vazão considerada normal, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.

A última vez que as quedas registraram uma vazão tão alta foi em 2014, quando atingiram um impressionante fluxo de 47 milhões de litros de água por segundo. No entanto, mesmo com esse recorde, os passeios no lado brasileiro das Cataratas, localizado em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, seguem em pleno funcionamento. Os horários de atendimento foram ampliados, das 8h às 16h, até o dia 23 de julho, devido ao período de férias escolares.

Foto: Maurício Freire

No entanto, do lado argentino das quedas, a passarela que dá acesso à Garganta do Diabo, em Puerto Iguazú, está temporariamente fechada. Esse protocolo de segurança estabelece que as grades das passarelas e do mirante sejam retiradas quando o Rio Iguaçu enche repentinamente. Infelizmente, ainda não há previsão para a reabertura da passarela. No entanto, os passeios "superior" e "inferior" continuam em funcionamento para os visitantes que desejam explorar as belezas das quedas do lado argentino.

O aumento do nível de água nas Cataratas do Iguaçu é resultado das chuvas ao longo do leito do Rio Iguaçu, que nasce na região de Curitiba. Essa abundância de água proporciona um espetáculo magnífico, onde 275 saltos de água formam o maior conjunto de quedas d'água do mundo. Com alturas que variam de 40 a 80 metros, as quedas podem atingir mais de 100 metros, dependendo da vazão do rio.

Foto: Maurício Freire

É importante destacar que a divisão das Cataratas entre Brasil e Argentina é feita pela Capitania Fluvial. Cerca de 70% das quedas pertencem ao lado argentino, enquanto o lado brasileiro abrange os outros 30%. Essa distribuição garante aos visitantes uma experiência única, permitindo que explorem diferentes perspectivas desse espetáculo da natureza.

Portanto, se você está em busca de uma aventura extraordinária e deseja testemunhar as Cataratas do Iguaçu em toda a sua grandiosidade, aproveite essa oportunidade e visite as quedas no lado brasileiro. Enquanto isso, acompanhe as atualizações para saber quando a Garganta do Diabo estará novamente acessível no lado argentino. A magnitude dessas quedas d'água certamente irá cativar sua imaginação e proporcionar uma experiência inesquecível junto à natureza exuberante das Cataratas do Iguaçu.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias