Tocantins

Ação "Um Dia no Parque" promove valorização e preservação das Unidades de Conservação em evento no Parque Estadual do Lajeado

Em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação, o evento busca despertar a conscientização sobre a importância dessas áreas para o equilíbrio ambiental.

Por Redação

23/07/2023 às 06:00:00 - Atualizado há
Foto: Naturatins

Hoje, domingo, 23, o Parque Estadual do Lajeado (PEL) será palco de um evento especial em prol da valorização e preservação das Unidades de Conservação (UCs). A campanha nacional "Um Dia no Parque" (UDNP/2023) será realizada no parque, reunindo cerca de 30 participantes em uma jornada repleta de atividades para toda a família.

Em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação, a Rede Pró-Unidade de Conservação promove a 6ª edição da campanha, celebrando o aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), comemorado no dia 18 de julho. O objetivo é mostrar à comunidade a importância e a magia dessas áreas especiais, que protegem a riqueza da biodiversidade nacional.

O Parque Estadual do Lajeado, com suas mais de 30 nascentes de águas cristalinas e vasta área de 10 mil hectares, é uma das quatro Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado. Esses espaços desempenham um papel fundamental no equilíbrio ambiental e na preservação da flora, fauna e recursos naturais únicos da região.

A programação do evento "Um Dia no Parque" inclui dinâmicas lúdicas e passeios pelas trilhas Cerradão e Brejo da Passagem, permitindo aos participantes apreciar de perto a exuberância da natureza tocantinense. O mirante Monte Cristo/Morro do Chapéu oferece vistas panorâmicas impressionantes, proporcionando momentos de contemplação e conexão com a natureza.

O supervisor do Parque, Lyon Cardoso, enfatiza a importância do engajamento da sociedade na preservação das Unidades de Conservação. "Estimular o senso de pertencimento com as UCs é essencial para garantir a qualidade de vida de todos e o equilíbrio ambiental. Essa campanha é uma oportunidade de despertar a conscientização sobre a relevância dessas áreas naturais", afirma.

O Parque Estadual do Lajeado, inserido no bioma Cerrado e abrigando diversas espécies de plantas e animais, também é responsável por proteger os mananciais que abastecem a cidade e preservar a paisagem cênica que encanta a todos os visitantes.

Participe você também do "Um Dia no Parque" no Parque Estadual do Lajeado, e descubra a riqueza e a magia que as Unidades de Conservação têm a oferecer. A conscientização e valorização desses espaços são essenciais para garantir um futuro promissor para as gerações futuras e a preservação de nosso lar, a natureza.

Programação

08:30 - recepção no parque;

09:00 - percorrer trilha do Cerradão (4km);

12:00 - parada para almoço;

14:00 - percorrer trilha Brejo da Passagem (caminhada de 3,5 km);

17:00 - visitar mirante Morro do Chapéu;

18:00 - retorno a Palmas.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias