Tocantins

Tocantins colabora em pesquisa nacional para aprimorar gestão do Cadastro Único e Bolsa Família

Estado é selecionado para contribuir na atualização da metodologia e materiais de trabalho para auxiliar municípios com dificuldades.

Por Redação

25/07/2023 às 19:56:24 - Atualizado há
Foto: Carlessandro Souza

O Tocantins está na vanguarda quando o assunto é aprimorar a gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família. O estado foi selecionado pela Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para participar de uma pesquisa que visa atualizar a metodologia e os materiais de trabalho utilizados pelas gestões estaduais do programa. O objetivo é oferecer auxílio eficiente aos municípios que enfrentam dificuldades na administração desses importantes programas sociais.

A equipe gestora do Cadastro Único e Bolsa Família da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) recebeu a visita da técnica da Senarc, Mariana Lelis Moreira Catarina, e da consultora contratada para o trabalho, Emanuele Dalpra, no último dia 24. Essa pesquisa teve início em 2014, mas foi interrompida devido à pandemia e agora retoma suas atividades.

Foto: Carlessandro Souza

Nessa etapa, após reuniões e aplicação de questionários em todos os estados do país, a segunda fase da pesquisa consiste em visitas e conversas mais aprofundadas com três estados e três municípios, entre eles o Tocantins. A técnica Mariana Lelis ressalta a importância dessas visitas para entender as realidades locais e produzir uma metodologia eficaz. Isso, por sua vez, contribuirá para aumentar a eficiência na gestão, melhorando o repasse de verbas para os municípios e aprimorando o atendimento à população.

A consultora Emanuele Dalpra enfatiza que o trabalho visa produzir materiais que se adaptem às diferentes realidades locais, beneficiando a gestão dos programas e, consequentemente, toda a população. A subsecretária da Setas, Terezinha Andrade, participou da reunião e destacou o compromisso da pasta em auxiliar os municípios diante das dificuldades que enfrentam na gestão, especialmente considerando as peculiaridades dos municípios de pequeno porte com equipes reduzidas. A intenção é criar meios para apoiar e aprimorar a assistência à população, buscando sempre atender cada vez melhor as necessidades da comunidade.

O resultado final desta pesquisa estará disponível para os municípios no final de 2023. Esses novos instrumentos subsidiarão a gestão do Cadastro Único e Bolsa Família nos próximos anos, garantindo um avanço significativo na qualidade dos serviços oferecidos e no atendimento das demandas sociais. O Tocantins, com seu compromisso em aprimorar esses programas, reafirma seu papel de destaque no desenvolvimento social do país.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia