Tocantins

Governo do Tocantins alerta para os riscos das hepatites virais no Dia Mundial de Luta contra a doença

Estado já registrou 72 casos da doença apenas este ano

Por Redação

28/07/2023 às 08:15:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 28 de julho, o Estado do Tocantins se une ao Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2010, para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e controle dessa doença que tem se tornado uma séria ameaça à saúde pública. Dados do Ministério da Saúde revelam que entre os anos 2000 e 2020, mais de 62 mil pessoas no Brasil perderam suas vidas em decorrência da hepatite C, o que representa 76,2% do total de óbitos por hepatites virais no país.

No Tocantins, os números também são alarmantes. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), somente este ano, já foram registrados 72 casos da doença no Estado. Desses, quatro pessoas foram diagnosticadas com hepatite A, 38 com hepatite B e 26 com hepatite C.

O preocupante é que a maioria dos casos não apresenta sintomas visíveis até que a doença já esteja em estágio avançado, o que pode levar décadas para ocorrer. Para combater esse cenário e evitar que mais vidas sejam perdidas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) tem se empenhado em promover a testagem e o diagnóstico precoce da doença.

O enfermeiro da área técnica das Hepatites Virais da SES-TO, Charles Haro, destaca a importância da testagem em massa para o controle da doença. "O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza amplamente os testes rápidos para hepatite, por isso é essencial testar um maior número de pessoas. O vírus tipo C, por exemplo, possui tratamento e cura com medicamentos. Ao identificar a infecção, podemos iniciar o tratamento adequado, interrompendo a transmissão do vírus."

A gerente de Doenças Transmissíveis da SES-TO, Renata Ribeiro da Silva Braga, reforça que a população pode realizar a testagem gratuitamente nas unidades básicas de saúde mais próximas de suas residências, com o resultado saindo em aproximadamente 30 minutos.

Além da testagem, a vacinação é uma das melhores estratégias de prevenção das hepatites A e B. As vacinas estão disponíveis nas salas de vacinação em todo o Estado e são altamente eficazes, devendo ser realizadas de acordo com o esquema completo para garantir a máxima eficiência.

Para prevenir a transmissão das hepatites virais, diversas medidas são importantes, como higienizar os alimentos que serão consumidos crus, cozinhar bem os demais alimentos, lavar as mãos com frequência, utilizar materiais descartáveis para fazer tatuagens ou colocação de piercings, não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas, escovas de dente e utensílios de manicure e pedicure, e utilizar preservativos durante as relações sexuais.

Diagnosticar a hepatite precocemente é fundamental para obter maiores chances de eficácia no tratamento. Por isso, é essencial que as pessoas realizem consultas médicas regulares e façam os exames de rotina. Os testes rápidos para diagnóstico e o tratamento estão disponíveis no Sistema Único de Saúde, garantindo que todos tenham acesso à assistência necessária para enfrentar a doença.

A conscientização e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para reduzir os casos de hepatites virais e proteger a saúde de toda a população tocantinense. O Governo do Tocantins reforça seu compromisso em garantir a saúde e o bem-estar de seus cidadãos, trabalhando para que o acesso à saúde seja uma realidade para todos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia