Encontro de formação da Seduc promove capacitação para gestores e destaca combate ao assédio escolar

Evento capacitou mais de 350 gestores de unidades de ensino do Tocantins, abordando temas como IDEB, liderança e prevenção ao assédio.

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Tocantins promoveu um encontro de formação para capacitar gestores de unidades de ensino sobre a avaliação pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O evento, que reuniu mais de 350 gestores, ocorreu na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, iniciando na quinta-feira, 27, e encerrando na sexta-feira, 28.

Com o objetivo de aprimorar o processo de avaliação e incentivar o engajamento dos profissionais, o encontro contou com palestras sobre liderança e avaliação escolar, além de temas relevantes como prevenção e combate ao assédio em ambiente escolar. As salas temáticas proporcionaram conhecimentos essenciais para liderar os processos de atendimento educacional, elevando o desempenho e a qualidade da educação oferecida nas unidades escolares.

Foto: Marcio Vieira

Durante a programação, foi lançado o IDEB Mais, um programa de bonificação anual de incentivo aos profissionais da rede estadual de ensino, integrando as estratégias do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, destacou a importância do encontro realizado antes do início das aulas do segundo semestre para instrumentalizar e motivar os gestores na busca por melhorias nos indicadores educacionais.

"Conversamos com muitos gestores, tivemos muito feedback positivo e acreditamos que serão meses intensos em que eles trabalharão antes, durante e depois da prova do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica], em prol da melhoria dos indicadores", ressaltou Celestina Souza.

Foto: Marcio Vieira

Os participantes destacaram a importância da formação e a oportunidade de trocar experiências com colegas de outras regiões do estado. A diretora do Colégio Estadual João Dias Sobrinho, de Divinópolis, Lucides Vieira, enfatizou que o encontro proporcionou momentos de interação e informações valiosas sobre o Saeb e o IDEB Mais, enriquecendo a forma de trabalho com alunos e equipe escolar.

Já o diretor da Escola Estadual Modelo, de Araguaína, Sandro Sousa Oliveira, elogiou a organização do evento e ressaltou que novas visões foram adquiridas para aprimorar o planejamento e motivar toda a equipe em busca dos objetivos educacionais.

Foto: Marcio Vieira

Além das temáticas relacionadas à educação, o encontro também abordou um tema crucial para a proteção das crianças e adolescentes: o combate à violência e assédio escolar. O procurador da Infância e Juventude do Ministério Público do Tocantins, Sidney Fiori Júnior, ministrou uma palestra sobre o dever de comunicação da violência contra crianças e adolescentes, orientando sobre os procedimentos adequados em casos de suspeitas de violência.

A Seduc reforça o compromisso com a formação e capacitação de seus gestores, visando à melhoria contínua da qualidade da educação no estado do Tocantins e a garantia dos direitos das crianças e jovens na rede estadual de ensino.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub