Tocantins

Starlink: Internet de qualidade impulsiona atendimentos a povos indígenas na Ilha do Bananal pelo TRE-TO

Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas recebe suporte tecnológico inovador para melhorar acesso a serviços essenciais

Por Redação

05/08/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Lucas Nascimento

Em uma iniciativa pioneira, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) contratou os serviços da Starlink, que oferece conexão de internet via satélite de baixa órbita, para potencializar o acesso a serviços essenciais e garantir atendimentos mais próximos e humanizados aos povos indígenas da Ilha do Bananal. O serviço foi inaugurado durante as atividades do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, que está em curso nas aldeias locais.

O secretário de tecnologia da informação, Valdenir Borges Junior, enfatizou que o Tribunal busca utilizar a tecnologia para inclusão, proporcionando um atendimento mais próximo ao eleitor. A conexão da Starlink, juntamente com outras tecnologias adotadas pela Justiça Eleitoral, possibilita melhorar a experiência dos cidadãos e garantir que todos tenham acesso aos serviços públicos, independentemente da localização geográfica.

Foto: Lucas Nascimento

José Neto Luz Carneiro, chefe da seção de redes do TRE-TO, que acompanha os trabalhos na Ilha do Bananal, destacou a eficiência do equipamento da Starlink, que oferece conexão à internet de alta qualidade em qualquer lugar com acesso a uma fonte de energia. Com uma velocidade de aproximadamente 220 megas, mesmo em locais remotos, o equipamento atende à demanda de maneira ágil e confiável.

A perspectiva é que o equipamento também seja utilizado durante as atividades itinerantes do Tribunal nas eleições, para transmitir resultados e agilizar o processo eleitoral. Com o suporte da Starlink, será possível enviar dados de forma rápida e eficiente, ampliando a eficiência do sistema eleitoral como um todo.

Foto: Lucas Nascimento

O Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas é realizado com suporte da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO) e de instituições parceiras que contribuem para a iniciativa da Justiça Eleitoral. A internet de alta qualidade, proporcionada pela Starlink, é indispensável para garantir que os atendimentos e serviços essenciais sejam concluídos com sucesso e eficiência.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), que é responsável pela emissão dos documentos de Registro de Identidade, atendeu a 268 indígenas no primeiro dia do programa. O papiloscopista da Polícia Civil do Tocantins (PCTO), Tito Rodrigues Lustosa, destacou a importância da conexão estável e de alta disponibilidade fornecida pela Starlink, que permitiu agilizar os trabalhos e garantir a transmissão de dados de forma rápida e precisa.

Foto: Lucas Nascimento

Com o compromisso de aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão, fomentar a educação política da sociedade e prover transformação digital e inovações tecnológicas, o TRE-TO demonstra seu empenho em utilizar a tecnologia de forma eficiente para promover inclusão e eficiência em seus serviços, beneficiando diretamente os povos indígenas na Ilha do Bananal.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias