Cidades

III Romaria do Pe. Luso Matos: Porto Nacional celebra com devoção a vida e legado do sacerdote

Evento religioso reuniu fiéis em uma manifestação de fé e devoção, fortalecendo a cultura local e impulsionando o turismo religioso no município.

Por Redação

05/08/2023 às 22:00:00 - Atualizado há
Foto: Dornil Sobrinho

A cidade de Porto Nacional, no Tocantins, se uniu em uma bela manifestação de fé e devoção na III Romaria do Pe. Luso de Barros Matos. O evento religioso, que aconteceu na última segunda-feira, 31 de julho, na Igreja São Judas Tadeu, foi marcado por momentos de oração e celebração em honra ao sacerdote portuense.

A programação da romaria teve início às 17h com uma emocionante carreata pelas principais ruas, conduzindo a estátua do Pe. Luso, seguida do Terço Mariano às 18h30 e da Santa Missa às 19h, presidida pelo Pe. Pablo Luiz Reis, com homilia proferida pelo Pe. Luiz Antônio Guimarães. Durante a missa, destacaram-se as virtudes da vida do Pe. Luso, enfatizando sua dedicação à oração e caridade, que solidificaram a fé e devoção que é cultuada até os dias de hoje.

Foto: Dornil Sobrinho

A III Romaria do Pe. Luso Matos contou com a participação de cinco sacerdotes, entre eles o Pároco Pe. Eldinei Carneiro, que ressaltou o reflexo da glória de Deus na vida do Pe. Luso, caracterizada por humildade, simplicidade e caridade pastoral.

O evento também contemplou o tríduo, relembrando a história do padre Luso em todas as fases de sua vida, com destaque especial para sua chegada ao Seminário de São José, em Porto Nacional, no ano de 1938, onde foi acolhido com carinho pela comunidade católica e pelos frades dominicanos, liderados por Dom Alano.

Foto: Joeldino Gomes

A missa reuniu cerca de 800 pessoas, que acompanharam a celebração ao vivo pelo Portal Porto Mídia e Paróquia Catedral Nossa Sra das Mercês. Após a cerimônia religiosa, o evento prosseguiu com a parte social, oferecendo quermesse, leilão e bingo.

A participação do prefeito Ronivon Maciel na procissão ressaltou a emoção de prestigiar a bela manifestação de fé e a importância de seguir os ensinamentos deixados pelo Pe. Luso, que pregava a solidariedade e o amor ao próximo.

Foto: Dornil Sobrinho

O Pároco Pe. Eldinei Carneiro destacou a vida do Pe. Luso, o processo de beatificação e o amadurecimento da fé na sua veneração. O sacerdote nasceu em Balsas, Maranhão, em 16 de dezembro de 1906, mas se tornou portuense de coração, dedicando todo o seu ministério aos pobres, aos humildes, na confissão e oração. Seu processo de beatificação está na terceira fase, em que serão levantadas suas virtudes heroicas como cristão, edificando a fé das pessoas.

O romeiro de Padre Luso, Nélio Póvoa, emocionou-se ao relembrar sua convivência com o Pe. Luso desde a infância, destacando sua caridade e humildade. O nome de seu filho primogênito, Luso, é uma homenagem a esse sacerdote tão querido.

Além de fortalecer a cultura local, a III Romaria do Pe. Luso Matos impulsiona o turismo religioso em Porto Nacional, que se encerrou com a procissão luminosa e demais atividades na quinta-feira, 3 de agosto. O evento reafirma o legado do sacerdote, inspirando a comunidade a viver na solidariedade, no amor ao próximo e na fé inabalável.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias