Governo do Tocantins fortalece defesa dos recursos naturais com mais de 3,9 mil ações de monitoramento e fiscalização

Naturatins aplicou mais de R$ 25 milhões em multas por crimes ambientais e promoveu ações efetivas de preservação e conservação do meio ambiente.

Foto: Naturatins

Foto: Naturatins

O Governo do Tocantins, através do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), tem intensificado sua atuação em prol da preservação e conservação do meio ambiente, alinhando-se com as agendas ambientais nacionais e internacionais. No primeiro semestre de 2023, o Naturatins executou mais de 3,9 mil ações de monitoramento e fiscalização, sendo uma das principais conquistas a aplicação de mais de R$ 25 milhões em multas por crimes ambientais.

Foto: Naturatins

Com foco na proteção dos recursos naturais do Estado, a fiscalização do Naturatins desencadeou diversas operações, destacando-se a Operação Malha Fina, que resultou na apreensão de 53.910 metros de rede de pesca e mais de 9 toneladas de pescado. Além disso, as equipes de fiscalização efetuaram a apreensão de mais de 182 m³ de madeira, 181 animais silvestres, veículos e armas de fogo.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental, Edvan de Jesus Silva, reforça que as ações do Naturatins são contínuas e buscam tanto a prevenção quanto a repressão de crimes e infrações ambientais. "Trabalhando pela defesa e preservação dos recursos naturais do nosso Estado, buscamos garantir um ambiente sustentável e proteger a biodiversidade para as futuras gerações", destaca o diretor.

Foto: Fernando Alves

Para combater a propagação do fogo durante o período da estiagem, o Governo do Tocantins emitiu a Portaria n° 101/2023 do Naturatins, suspendendo a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada em todo o território tocantinense de 20 de julho a 30 de outubro de 2023. A medida visa prevenir incêndios florestais e proteger o meio ambiente durante esse período crítico.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, destaca que os resultados obtidos no primeiro semestre são reflexo do comprometimento do governador Wanderlei Barbosa com as questões ambientais e dos investimentos realizados em modernização das práticas organizacionais. "No Naturatins, percebemos a postura governamental em ações efetivas de defesa dos recursos naturais do Estado, mostrando o compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente para as gerações futuras", ressalta o gestor.

Foto: Naturatins

Com uma abordagem proativa e engajada, o Governo do Tocantins, por meio do Naturatins, reforça seu papel na preservação ambiental e no combate aos crimes contra a natureza, buscando construir um futuro mais sustentável e harmonioso com a riqueza natural do Estado.