Projeto Roda Hans: Atendimento de Qualidade Contra a Hanseníase Inicia no Bico do Papagaio

Governo do Tocantins lança ação pioneira de diagnóstico precoce da hanseníase, levando atendimento especializado para Augustinópolis e outras cidades da região.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), abre as portas para uma ação de saúde pioneira no combate à hanseníase: o Projeto Roda Hans. Idealizado pelo Ministério da Saúde em 2018, o Roda-Hans desbrava diferentes localidades do país para ampliar o diagnóstico precoce dessa doença, trazendo atendimento qualificado para onde ele é mais necessário. E nesta semana, é a vez do Bico do Papagaio se beneficiar desse esforço, com Augustinópolis recebendo a unidade móvel de 14 a 19 de agosto.

A iniciativa é uma colaboração entre a Superintendência de Vigilância e Saúde (SVS), a Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) e a Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP). Seu propósito é detectar precocemente os casos de hanseníase no Tocantins, ao mesmo tempo em que aprimora e intensifica a capacitação dos profissionais de saúde, especialmente os médicos.

A gerente de Doenças Transmissíveis da SES-TO, Renata Braga, esclarece que "os serviços são realizados por profissionais da saúde da rede estadual, em conjunto com um especialista de referência do Ministério da Saúde, para o diagnóstico da hanseníase. Durante a ação, ofereceremos consultas dermatológicas à população, além de orientações sobre os sinais que merecem atenção".

A diretora da Atenção Primária da SES-TO, Thalyta Mayane Fernandes, convida ativamente as pessoas que residem na região e apresentam sintomas da hanseníase a participarem da ação. Ela ressalta que "pessoas com febre alta, dor ao longo dos nervos, lesões cutâneas como placas ou nódulos e dormência devem comparecer ao local onde a carreta do Roda-Hans estará disponível para o exame de detecção".

Bento Ribeiro Ferreira, gerente de regulação consultas e exames da SES-TO, sublinha a importância da identificação e tratamento da hanseníase. "Isso é crucial para garantir qualidade de vida aos pacientes, pois o diagnóstico precoce assegura a eficácia do tratamento, evitando incapacidades permanentes".

O cronograma do Projeto Roda Hans para a Região Macro Centro Sul já está definido, contemplando Paraíso do Tocantins (04 a 09 de setembro), Palmas (12 a 16 de setembro), Gurupi (18 a 23 de setembro) e Dianópolis (25 a 29 de setembro). A saúde do Tocantins avança com ações que beneficiam diretamente a população e contribuem para a prevenção e tratamento eficaz da hanseníase.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub