Governador Wanderlei Barbosa e a Comunidade de 13 Municípios se Unem em Consulta Pública do PPA em Pedro Afonso

Evento marca a elaboração do Plano Plurianual 2024-2027, destacando a importância da participação cidadã.

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

Foi um dia de diálogo e democracia em Pedro Afonso, e o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve lá para fazer parte disso. Na última terça-feira, 5 de setembro, ele marcou presença na 8ª Audiência Pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2024-2027), um evento crucial que reuniu a Regional Meio Norte 2, composta por 13 municípios. O encontro teve lugar na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho, situada no centro da cidade.

Na abertura desse evento essencial, Wanderlei Barbosa enfatizou a importância de ouvir a comunidade na construção do PPA, destacando como isso direciona as políticas públicas do Estado. Ele afirmou: "A construção do PPA depende muito do povo, e a população tem um canal aberto com nossa gestão. Não estamos aqui apenas de visita, estamos fazendo um trabalho sério. O que for decidido aqui norteará nosso orçamento público, e o Governo do Tocantins está pronto para atender às demandas. Contamos com a ajuda de vocês para entregar os melhores serviços para nossa população."

Foto: Esequias Araújo

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura, ressaltou a importância dessa etapa da construção do PPA, que direciona os investimentos estaduais com base nos desafios prioritários identificados pela comunidade. Ele destacou: "Essa regional é estratégica para o Estado, onde precisamos melhorar a logística de transporte para atender o agronegócio, o turismo e o comércio. Comparando com edições passadas do PPA, percebemos que as demandas da sociedade mudaram, e estamos aqui para ouvir e agir de acordo com a comunidade local."

O prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, também enfatizou a importância da Consulta Pública, que permite a participação popular e fortalece os laços entre a população e as administrações públicas. Ele afirmou: "A realização do PPA em nosso município é de grande importância, pois aproxima o Governo do Tocantins dos cidadãos. É o povo que vai indicar suas necessidades e prioridades. Aqui, reunimos diversos municípios e pessoas ativas, o que representa um avanço para nossa região."

Foto: Esequias Araújo

A contribuição da 8ª audiência do PPA abrangeu a Regional Meio Norte 2, que inclui, além de Pedro Afonso, outros municípios como Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Colmeia, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Guaraí, Itacajá, Pequizeiro, Recursolândia, Rio dos Bois, Santa Maria do Tocantins e Tupirama. Durante o evento, os participantes se dividiram em grupos temáticos para discutir as principais demandas em sete eixos: Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Infraestrutura Econômica e Urbana; Segurança, Assistência Social e Cidadania; Saúde e Bem-Estar; Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação; Gestão Pública e Governança; Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda. Na plenária final, os participantes elegeram as prioridades e os principais desafios de cada eixo temático.

A cidadã Eva Ferreira dos Santos, que veio de Centenário, entendeu a importância de sua participação como lavradora, cultivando arroz, milho, mandioca e feijão. Ela disse: "Nós, que trabalhamos na roça, precisamos nos deslocar da cidade para ir aos povoados, nas zonas rurais. Precisamos de estradas, e vamos destacar essa necessidade com a esperança de conseguirmos melhorias." Eva participou do eixo de Infraestrutura Econômica e Urbana.

Foto: Esequias Araújo

O tema deste ano para o PPA é "Ouvir para Cuidar". Essa 8ª edição marcou o retorno das Consultas Públicas às cidades do Tocantins, com a primeira realizada em Araguatins em 14 de abril e a última em Gurupi em 4 de agosto. O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento crucial de planejamento governamental de médio prazo com uma vigência de quatro anos. Ele estabelece diretrizes, metas e programas de ação para o período, servindo como um guia estratégico para a administração pública. Por meio do PPA, o Governo do Tocantins pode alinhar as ações contidas nas Leis Orçamentárias, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). As Consultas Públicas para a elaboração do PPA continuarão ocorrendo neste mês de setembro, com futuras consultas nas cidades de Novo Acordo no dia 12 e Palmas no dia 15 de setembro.