Jalapão no Horizonte: Governo do Tocantins Comprometido com um Futuro Brilhante na Penúltima Consulta Pública do PPA 2024-2027

No Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, em Novo Acordo, o Governador Wanderlei Barbosa lidera discussões para moldar o futuro do Jalapão e sua prosperidade sustentável.

Foto: Loise Maria

Foto: Loise Maria

No coração do Jalapão, no Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, em Novo Acordo, o futuro brilhante da região foi o centro das atenções. Nesta terça-feira, 12 de setembro, o Governo do Tocantins realizou a penúltima Consulta Pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2024-2027), e o governador Wanderlei Barbosa, secretários de Estado, gestores locais e parlamentares estiveram presentes para debater o destino desse tesouro natural de nove municípios.

As principais demandas do PPA para o Jalapão destacam a preservação e o desenvolvimento sustentável da área, com foco no turismo e na produção agropecuária. O governador enfatizou que a construção do PPA depende da participação popular e que o Governo do Tocantins está comprometido em atender as necessidades da comunidade. "Desejo boas-vindas à edição do PPA no Jalapão. Sabemos da importância dessa região e como é grande a sua representatividade para o Tocantins e todo o país. Agora é o momento de reivindicar, hora da população nos indicar o que é necessário fazer para os próximos anos. A parceria se estabelece com os municípios e Estado, juntos, em prol de quem precisa. Nossa equipe não medirá esforços para fazer o melhor trabalho possível, garantindo um futuro próspero para a região", afirmou o governador.

Foto: Loise Maria

Além do turismo, a 9ª Consulta do PPA também discutiu questões de educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico, incluindo a recuperação de estradas, a construção de escolas e melhorias em hospitais. Também se destacaram o apoio a projetos que promovam a agricultura sustentável e o empreendedorismo local, tudo dentro dos sete eixos temáticos que compõem a metodologia do PPA.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura, ressaltou as particularidades da região: "O Jalapão é uma região de muitas potencialidades. Aqui, temos possibilidades de um corredor de logística de transporte, podendo chegar na divisa do Maranhão e do Piauí. Com essa via logística, a produção desses estados terá trânsito no Tocantins, por meio dessa região, chegando a Palmas e ligando ao porto da Ferrovia Norte-Sul, no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional", explicou.

Construindo o Plano Plurianual para o Jalapão

O Plano Plurianual é um instrumento fundamental de planejamento governamental de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas para um período de quatro anos. No caso do Jalapão, ele será essencial para determinar como a região se desenvolverá até 2027.

Além de Novo Acordo, mais oito cidades fazem parte da Regional Jalapão: Lizarda, Lagoa do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono e Santa Tereza do Tocantins. A participação da comunidade é fundamental para direcionar os investimentos e as ações governamentais para esta região em sete eixos temáticos: Segurança, Assistência Social e Cidadania; Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda; Gestão Pública e Governança; Meio ambiente e Mudanças Climáticas; Saúde e Bem-estar; Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação; e Infraestrutura Econômica e Urbana.

Foto: Loise Maria

A prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista de Castro, expressou sua gratidão pela realização da consulta pública na cidade: "É uma alegria muito grande receber o Governo do Tocantins aqui no Jalapão, uma vez que é uma região muito carente e que precisa ser ouvida. Parabenizamos o governador Wanderlei Barbosa por ter essa atenção, de vir aqui e ouvir o povo, além de presenciar o que de fato precisamos".

O prefeito da cidade de Mateiros e presidente do Consórcio entre os Municípios do Jalapão, João Martins Neto, também enfatizou o valor da participação popular na audiência: "É uma oportunidade única para as pessoas do Jalapão. Aqui, podemos reivindicar, falar sobre nossas demandas e nossos desejos que poderão fazer parte desse importante planejamento. Sei que cada prefeito da região está feliz com essa oportunidade".

O Jalapão é conhecido por suas paisagens intocadas, cachoeiras deslumbrantes e fervedouros impressionantes. Garantir que esses tesouros naturais sejam protegidos, enquanto se promove o turismo responsável, é uma prioridade do Governo do Tocantins. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Novo Acordo, Lessia Francisca de Jesus, participou do eixo de Desenvolvimento Produtivo, Emprego e Renda e apontou que a região vem se desenvolvendo muito nos últimos meses, com uma grande demanda de turistas.

Foto: Loise Maria


Consultas Públicas

A caravana do Governo do Tocantins está trabalhando para ouvir os principais desafios e demandas da comunidade de todas as regiões. Com o lema "Ouvir para Cuidar", as Consultas Públicas já foram realizadas em várias cidades do estado. A última consulta ocorrerá em Palmas, no dia 15 de setembro, completando um ciclo de dez consultas em todo