Tocantins

Acadêmicos de Saúde do CEULP/ULBRA visitam SES-TO e mergulham no universo das políticas de saúde

Alunos de diversas áreas da saúde exploram o Integra Saúde, onde aprendem sobre o monitoramento dos indicadores do SUS tocantinense.

Por Redação

01/10/2023 às 07:00:00 - Atualizado há
Foto: André Araújo

Na busca por uma compreensão mais profunda e prática das complexas políticas de saúde do Tocantins, um grupo de estudantes do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) visitou a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) na última terça-feira, dia 26 de setembro. Esses acadêmicos, que representam diversas áreas da saúde, incluindo enfermagem, psicologia, nutrição, farmácia, biomedicina, fisioterapia e odontologia, tiveram a oportunidade de explorar o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, mais conhecido como Integra Saúde.

O Integra Saúde desempenha um papel fundamental na coleta e monitoramento de indicadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Tocantins. Para os estudantes da disciplina de Políticas Públicas e Gestão em Saúde, ministrada pela doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Margareth Santos de Amorim, essa visita foi uma oportunidade de vivenciar na prática como as políticas públicas de saúde são desenvolvidas e gerenciadas.

Ao serem recepcionados pelo diretor de Serviços Administrativos Gerais da SES-TO, Ullannes Passos, os acadêmicos tiveram a oportunidade de entender como o Integra Saúde subsidia a gestão na tomada de decisão e planejamento das ações e serviços de saúde. Ullannes Passos explicou: "Demonstramos aos acadêmicos como funciona o Integra Saúde e como o Centro subsidia a gestão na tomada de decisão e planejamento das ações e serviços de saúde, aqui conseguimos sistematizar todas as informações de saúde e vigilância, com vistas a adoção de medidas oportunas para que efetivamente influencie na ponta, que o atendimento de saúde da população do Estado."

A visita à SES-TO foi muito mais do que uma simples excursão; foi uma oportunidade de contextualizar o aprendizado teórico com situações reais e concretas. A professora Margareth Santos de Amorim enfatizou a importância dessa experiência: "A visita à Secretaria Estadual de Saúde pode enriquecer significativamente o aprendizado dos alunos em relação às políticas de saúde pública, proporcionando uma perspectiva prática e conectando-os com o mundo real das políticas e gestão em saúde."

Os acadêmicos também compartilharam suas percepções sobre a visita. Rosa Helena Gabriel, do 3º período do curso de Psicologia, ressaltou: "Enquanto acadêmica é muito importante ter acesso a esse conhecimento. Aqui podemos ver os dados dos atendimentos epidemiológicos e ter esse panorama da situação de saúde do Estado, faz com que ampliemos a nossa visão de como se faz saúde."

Monalisa de Moura, do 2º período de Nutrição, também reconheceu o valor da visita: "A visita na Secretaria de Saúde é necessária, porque o papel do nutricionista não é apenas reeducar uma pessoa a respeito da sua alimentação, mas é garantir o direito da alimentação, conhecer esse espaço e ter essa visão da saúde pública tocantinense nos subsidia para nossa atuação profissional."

Essa experiência demonstra como a interação entre a teoria e a prática pode enriquecer a formação acadêmica, preparando os futuros profissionais de saúde para enfrentar os desafios do setor e contribuir para a melhoria da saúde pública no Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia