Perseguição e Prisão: Suspeito de Homicídio Escapa da Polícia Três Vezes Até Ser Capturado
Perseguição cinematográfica leva à prisão de dois suspeitos de homicÃdio após tiros em pneu de carro de fuga.
As ruas de Palmas foram o cenário de uma perseguição policial intensa na madrugada desta sexta-feira, 27 de outubro, quando a Polícia Civil prendeu dois homens suspeitos de homicídio. Os suspeitos, conhecidos por suas iniciais, W.F.B, apelidado de "Babaçu", e E.T.A, apelidado de "Betim", são acusados de envolvimento em um homicídio que chocou a cidade. O crime vitimou Dyemerson Basílio Alves da Costa, de 26 anos.
A ação policial faz parte da Operação Paz, que ocorre em todo o país e é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo dessa operação é enfrentar organizações criminosas que atuam em vários estados, incluindo o Tocantins.
O caso de homicídio ocorreu pouco mais de um mês atrás, em 26 de setembro, na quadra Arno 71, onde Dyemerson morava. Segundo testemunhas, dois homens chegaram à residência em um veículo Chevrolet preto. Um dos suspeitos, supostamente Betim, abordou Dyemerson como se fosse um cliente interessado em comprar drogas. O ataque brutal resultou em pelo menos nove disparos, que tiraram a vida da vítima no local.
As investigações apontaram que um dos autores forjou um encontro com Dyemerson para adquirir drogas, mas, ao chegar ao local, cometeu o crime. O suspeito ordenou que a vítima e sua esposa entrassem em casa e deitassem no chão, fazendo-se passar por policial. Em seguida, realizou os disparos e fugiu no mesmo veículo.
Betim, apontado como o autor dos disparos, possui um extenso histórico criminal, tendo sido apreendido quando menor por roubo e, após completar 18 anos, por posse de arma de fogo de uso permitido, além de acusações por roubo e tráfico de drogas. Ele também é investigado por envolvimento em outros homicídios recentes na capital.
Babaçu, proprietário do veículo usado no crime e suspeito de ser o mentor, tem sido objeto de Boletins de Ocorrência por violência doméstica e tráfico de drogas. A vítima, Dyemerson Basílio Alves da Costa, também tinha um mandado de prisão em seu nome por tráfico de drogas e assalto a mão armada.
Os detalhes da perseguição são impressionantes. Quando a polícia tentou abordar Betim, ele fugiu e, em seguida, pediu ajuda a outras pessoas na rua. Isso resultou em uma perseguição nas ruas de Palmas, que só terminou quando um tiro foi disparado no pneu do carro que ele estava ocupando. Posteriormente, ambos os suspeitos foram presos.
A 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Palmas, em coordenação com o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou prisões e buscas nas residências dos suspeitos. Uma dessas buscas levou à apreensão de uma grande quantidade de cocaína.
Com essas duas prisões, a 1ª DHPP alcança o impressionante número de 66 prisões somente neste ano de 2023. O trabalho árduo da polícia é evidente e, apesar dos desafios, eles continuam a buscar justiça para as vítimas e segurança para a comunidade de Palmas.