Tocantins

Pesquisa FIETO: Indústria Tocantinense Expressa Insatisfação com Carga Tributária e Falta de Confiança

Sondagem Industrial revela os desafios enfrentados pelos empresários, com carga tributária alta e perspectiva de investimentos desfavorável.

Por Redação

31/10/2023 às 06:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), referente ao 3º Trimestre de 2023, lançou luz sobre uma preocupação recorrente para os empresários do setor industrial: a elevada carga tributária. Os dados revelam que este fator retornou à posição de maior obstáculo ao desenvolvimento da indústria, desafiando a competitividade e encarecendo os custos de produção.

Gleicilene Cruz, coordenadora da pesquisa na FIETO, enfatiza que a elevada carga tributária impacta diretamente a competitividade do setor, podendo influenciar na redução das expectativas de investimento. O estudo ressaltou a insatisfação dos empresários no que diz respeito à obtenção de crédito, com o indicador de acesso ao crédito marcando apenas 38 pontos, abaixo dos 50 que apontariam para satisfação.

A pesquisa também revelou uma queda de 5 pontos no indicador de intenção de investimento, sinalizando uma possível hesitação por parte dos empresários em investir. Entretanto, os indicadores sobre exportação, demanda interna, contratação e aquisição de matéria-prima permaneceram acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando uma perspectiva otimista, mesmo que de forma mais branda.

Um dos pontos mais preocupantes foi o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), que, apesar de uma queda modesta de 0,5 ponto entre setembro e outubro, permanece abaixo dos 50 pontos, evidenciando uma baixa confiança do setor industrial em relação aos próximos seis meses. A queda em relação ao mesmo período de 2022 foi de 14 pontos, representando uma considerável perda de confiança.

A análise da pesquisa destaca que o indicador de Expectativas apresentou um declínio, embora permanecesse acima dos 50 pontos, indicando expectativas otimistas, embora de forma menos generalizada. A situação atual, no entanto, foi avaliada como pior em comparação aos últimos seis meses, mantendo-se abaixo dos 50 pontos.

Os dados reforçam a necessidade de atenção às preocupações dos empresários industriais, especialmente em relação à carga tributária e à confiança no futuro, elementos essenciais para o desenvolvimento e investimento no setor industrial de Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias