Tocantins

Tocantins Entre os Destinos Mais Cobiçados: Destaque Nacional no Turismo Brasileiro

Pesquisa da Fecomércio-SP revela crescimento turístico no Estado, impulsionado pelo Encanto do Jalapão e incremento nos empregos.

Por Redação

01/11/2023 às 07:30:00 - Atualizado há
Foto: Thiago Sá

O Tocantins está galgando um lugar de destaque no mapa do turismo nacional. Uma pesquisa recente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) revelou que o Estado se consolida como um dos locais preferidos dos brasileiros em suas viagens. No último sábado, 28, uma reportagem apontou o Tocantins como um dos destinos prediletos, ao lado de Estados como Mato Grosso, Paraná e Paraíba.

A região dos Encantos do Jalapão, famosa por suas dunas e belezas naturais, testemunhou um aumento significativo no número de visitantes. Somente nas Dunas, cerca de 5.986 turistas exploraram o local no mês de agosto. Ao longo dos primeiros oito meses de 2023, foram contabilizadas 39.079 visitas, representando um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Observatório do Turismo.

Foto: Divulgação

Esse crescimento expressivo se reflete também nos números do aeroporto internacional de Palmas, Brigadeiro Lysias Rodrigues, que registrou um total de 220.234 desembarques de passageiros durante o mesmo período de 2023. Isso representa um aumento de 18% em comparação ao ano anterior, conforme dados divulgados pela CCR Aeroportos.

Além de se destacar como um atrativo turístico, o Tocantins testemunhou a geração de novos postos de trabalho. Os números do Novo Caged apontam a criação de 4.388 novos empregos de janeiro a agosto de 2023, sendo 86% dessas vagas provenientes do setor de alimentação e alojamentos. Somente no mês de agosto, o setor de alimentação gerou 394 novos empregos com carteira assinada.

Foto: Divulgação

De acordo com a Fecomércio/SP, esse boom no turismo nacional é atribuído à melhoria nas condições econômicas das famílias e ao aumento dos investimentos empresariais em viagens e eventos. Ambos os fatores refletem a redução da inflação nas atividades do setor. A expectativa é de que o setor encerre 2023 com um crescimento de 13%, alcançando um faturamento próximo a 200 bilhões de reais, onde somente em agosto, ultrapassou a marca dos 15 bilhões.

O Secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, enfatizou a importância do turismo para a economia tocantinense, atribuindo o reconhecimento nacional ao empenho do governo Wanderlei Barbosa em gerar empregos e renda, ressaltando que o turismo se destaca como um vetor crucial para a economia do Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias