Tocantins

Estudantes Inovadores Recebem Reconhecimento na Cerimônia do Prêmio FIETO

Quatro jovens pesquisadores são premiados pela Federação das Indústrias do Tocantins, conectando inovação acadêmica às demandas da indústria.

Por Redação

10/11/2023 às 23:59:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Na noite da última quinta-feira, 09/11, Palmas foi palco da cerimônia de premiação do Prêmio FIETO de Inovação - Universidade, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins. O evento reconheceu e premiou quatro estudantes pesquisadores que se destacaram, conectando suas inovações às demandas do setor industrial.

O presidente da FIETO, Roberto Pires, expressou sua gratidão pela participação de 25 concorrentes nesta 5ª edição e destacou a importância da premiação em unir a academia às necessidades da indústria. "O Prêmio FIETO de Inovação - Universidade expressa o reconhecimento da academia como promotora da ciência, da tecnologia e da inovação em um trabalho integrado que requer ampla participação do poder público e do setor privado."

Pires ressaltou avanços recentes, como o aumento de 29% nos investimentos por indústrias beneficiadas pela Lei do Bem em 2022. Além disso, mencionou a melhoria da posição do Brasil no Índice Global de Inovação em 2023, destacando a importância da inovação para o desenvolvimento do país.

O grande campeão desta edição foi Gabriel dos Santos, da Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas. Seu projeto, intitulado "Síntese de Biocatalisador Estável para Produção de Frutooligossacarídeos a partir de Fungo Filamentoso e Bucha Vegetal," recebeu o prêmio de R$ 15.000,00 e um troféu.

Gabriel expressou a importância do projeto desenvolvido ao longo de um ano e suas esperanças de que ele possa alcançar uma produção em larga escala, proporcionando benefícios a um maior número de pessoas a um baixo custo.

A orientadora do projeto vencedor, professora Michelle Xavier, destacou que o produto resultante, um açúcar prebiótico, tem potencial uso em fórmulas infantis e no combate a doenças.

Os projetos foram avaliados por uma banca composta por representantes de instituições como FINEP, EMBRAPII, CNI, EMBRAPA, Governo do Estado (SICS) e Sebrae.

Vencedores:

1º lugar - Gabriel dos Santos de Sousa

  • Projeto: Síntese de Biocatalisador Estável para Produção de Frutooligossacarídeos a partir de Fungo Filamentoso e Bucha Vegetal
  • Instituição: Universidade Federal do Tocantins - Palmas


2º Lugar - Ana Luiza Sampaio Souto

  • Projeto: Solução em Reciclagem Têxtil
  • Instituição: Universidade Federal do Tocantins - Palmas


2º Lugar - Sílvio Jackson Félix Alves

  • Projeto: Aproveitamento de Resíduo Agroindustrial para Produção de Proteína Microbiana
  • Instituição: Universidade Federal do Tocantins - Palmas


3º Lugar - Larissa Santos Saraiva

  • Projeto: Uso de Enzimas Bacterianas do Fruto da Pupunha para a Produção Biotecnológica e Sustentável de Açúcar Invertido
  • Instituição: Universidade Federal do Tocantins - Palmas

A premiação reforça o compromisso com a inovação e a pesquisa científica como impulsionadores do desenvolvimento industrial no estado.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias