Tocantins

Avanços em Saúde: Estudo de Genética Cardiovascular no HGP Inclui Mais de 100 Pacientes

Projeto multicêntrico em andamento visa desvendar fatores genéticos relacionados a doenças cardiovasculares na população brasileira.

Por Redação

14/11/2023 às 22:30:00 - Atualizado há
Foto: Ellayne Czuryto

Em uma iniciativa pioneira, o Hospital Geral de Palmas (HGP) está desempenhando um papel crucial em um projeto multicêntrico que busca avaliar o impacto dos fatores de risco genéticos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares no Brasil. Com a participação de mais de 100 pacientes em apenas cinco meses, essa pesquisa, promovida pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde (MS), destaca-se como um marco na compreensão das condições cardiovasculares na população brasileira.

O coordenador do estudo, Gustavo Bernardes Oliveira, expressou sua satisfação com o comprometimento do centro do Tocantins. Ele ressaltou a importância do estudo que visa alcançar 3.800 participantes, contribuindo para uma compreensão aprofundada do processo de adoecimento por doenças cardiovasculares ateroscleróticas no país.

O médico cardiologista intervencionista do HGP, Andrés Sánchez, que atua como investigador principal do estudo, enfatizou a conquista de ultrapassar os 100 casos em apenas cinco meses. Ele detalhou que os pacientes incluídos apresentaram principalmente casos de infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC), demonstrando a relevância e a abrangência do estudo.

A enfermeira e pesquisadora, Maristela Bezerra, responsável pela coleta de dados, explicou o processo de avaliação clínica dos participantes, entrevistas estruturadas e coletas de sangue e urina. Esses dados serão fundamentais para análises bioquímicas e genéticas, realizadas pelo Grupo Fleury.

O estudo não apenas avança na coleta de dados, mas também promove a integração dessas informações à base de dados genômicos do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão - Genomas Brasil. Essa integração contribuirá para o desenvolvimento de um perfil genético da população brasileira.

Recentemente, o projeto Estudo CV Genes promoveu o I Encontro de Pesquisadores do Estudo CV Brasília, reunindo especialistas, gestores e autoridades da área da saúde para discutir resultados preliminares e planos futuros do estudo. O evento reuniu participantes de todas as regiões do Brasil, evidenciando o alcance e a relevância nacional desse projeto inovador.

Com a previsão de conclusão para o início de 2024, o Estudo CV Genes no HGP representa um passo significativo na compreensão e prevenção de doenças cardiovasculares, reforçando o compromisso com a excelência e inovação na área da saúde.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias