Operação Gatuno: Forças Policiais do Tocantins Agem Contra Furto de Encomendas na Agência dos Correios de Miracema

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) mobiliza Pol√≠cia Federal, Pol√≠cia Civil, Pol√≠cia Militar e Pol√≠cia Penal em ação contra crimes patrimoniais na cidade de Miracema.

Foto: PF

Foto: PF

Na manhã desta terça-feira, 14, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO – Tocantins) lançou a Operação Gatuno, com o objetivo de desvendar o furto qualificado que ocorreu na Ag√™ncia dos Correios de Miracema do Tocantins em junho deste ano. Nesse episódio, equipamentos eletrônicos foram subtra√≠dos, e diversas encomendas da empresa postal foram violadas.

As forças policiais, representadas pela Pol√≠cia Federal, Pol√≠cia Civil, Pol√≠cia Militar e Pol√≠cia Penal, cumpriram um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão na cidade de Miracema. O alvo do mandado de prisão j√° estava detido na Unidade Penal local, possuindo extensa ficha policial, com condenações por crimes de roubo e furto qualificado, especialmente durante o repouso noturno.

O delegado Evaldo Gomes, da 1¬™ Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC - Palmas), destacou a import√Ęncia do trabalho conjunto no avanço das investigações relacionadas a organizações criminosas, incluindo aquelas envolvidas em crimes patrimoniais contra instituições banc√°rias.

A Operação Gatuno recebeu esse nome em função do modus operandi do principal suspeito, que agia de maneira sorrateira e silenciosa, demonstrando habilidade para evitar ser notado durante as ações criminosas.

A FICCO, uma iniciativa do Governo do Tocantins em parceria com a Pol√≠cia Federal, reforça a colaboração entre os órgãos de Segurança P√ļblica do Estado. O acordo de cooperação técnica, assinado em outubro, visa combater o crime organizado, possibilitando a troca de informações e dados, além de operações conjuntas para fortalecer a segurança no estado. O prazo de vig√™ncia do acordo é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual per√≠odo mediante a celebração de aditivo. A Operação Gatuno representa mais um passo firme nesse compromisso conjunto pela segurança e combate à criminalidade.