Presidente da ATM, Diogo Borges, Reforça Compromisso Municipalista no Último Encontro do Agenda Cidadã 2023

Evento do Tribunal de Contas do Estado percorreu diversas cidades tocantinenses, promovendo a integração entre gestores municipais e legisladores.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 21, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, reforçou seu compromisso com o municipalismo ao participar do sexto e último encontro do Agenda Cidadã 2023, evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento, realizado em Pedro Afonso, teve como objetivo orientar gestores municipais e legisladores sobre a importância da participação da sociedade na gestão administrativa local.

Borges, prefeito de Talismã, marcou presença em todos os encontros do Agenda Cidadã 2023, que percorreu Gurupi, Taguatinga, Araguaína, Araguatins e a capital Palmas. Cada encontro abrangeu um conjunto de municípios que compõem uma relatoria específica do Tribunal de Contas.

Foto: Divulgação

Em suas participações, o presidente da ATM destacou a relevância da união entre o TCE e os municípios. "Quanto mais estreitarmos as relações entre as gestões e os conselheiros do Tribunal, mais assertivas serão as políticas públicas e a condução dos municípios. Quem mais ganha com isso é a sociedade", afirmou Borges, parabenizando o TCE por promover um evento que fortalece esse envolvimento.

O conselheiro Alberto Sevilha, responsável pela sexta relatoria do TCE, destacou a importância do encontro como uma reunião municipalista voltada para gestores e a sociedade. Ele ressaltou que as políticas públicas executadas nos municípios são fundamentais para a construção do estado e da nação. A sexta relatoria abrange 26 municípios do Tocantins nas regiões Centro Norte e Vale do Araguaia.

Foto: Divulgação

O prefeito de Pedro Afonso, Joaquimzinho, anfitrião do encontro, elogiou a proximidade da Corte de Contas com o município, destacando que o Tribunal é o mais próximo do cidadão ao proporcionar conhecimento sobre legislação e boas práticas aos gestores públicos.

Durante o evento, os municípios de Pedro Afonso e Tupirama foram reconhecidos no Agenda Cidadã como os que mais avançaram em etapas do "Selo Unicef, Município Aprovado". O prefeito de Tupirama, Ormando Brito Alves, enfatizou o impacto positivo das ações do Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA) em sua cidade.

Foto: Divulgação

O sexto encontro do Agenda Cidadã em Pedro Afonso encerrou o programa em 2023, consolidando a importância da integração entre órgãos de controle e municípios para o fortalecimento da gestão pública local.